janeiro 27, 2010

Conheça o sistema Ning e crie a sua rede social

Apesar da infinidade de redes sociais disponíveis na internet, ainda se fazia necessário um sistema que permitisse a criação de espaços para serem compartilhados por grupos de amigos, profissionais e até mesmo cidades.

Nesse cenário surge o Ning, um sistema que permite a qualquer pessoa criar sua rede social de forma rápida e com pouco conhecimento em programação. Contratar um web designer para a criação tornou-se desnecessário.

O Ning oferece dois sistema, no gratuito o proprietário disponibiliza de 10GB de armazenamento e  100GB de largura de faixa. O que garante uma rede social com aproximadamente 5.000 fotos ou  500 vídeos.

Com o crescimento da rede o proprietário pode contratar opções  garantindo vários benefícios, como o aumento de banda, acréscimo de anúncios e até mesmo utilizar um domínio próprio.

A rede é totalmente customizável e oferece vários temas aos iniciantes. Utilizam esse sistema a rede social Artesanato em Rede,   Clube Caiubi de Compositores  e a Botucatu Amizade.

Gostou da idéia?  Quer criar a sua rede social? Então vamos lá
Entre no site www.ning.com

No primeiro campo da página que se abrirá preencha o nome da Rede Social. Como sou adepto do Steampunk criarei uma erede social para os apreciadores dessa arte.

Em Ning Network Address, você digitará a URL que pretende batizar a rede. Clique em Create

Na página seguinte mantenha o nome da rede social e nos campos de opção opte em tornar a rede pública ou privada.

Em Tagline escreva um texto breve de apresentação,  ele aparecerá no cabeçalho da rede social. Em Description descreva os objetivos da rede social.

Em Keywords coloque palavras chaves que descrevam a sua rede social, separe as palavras com vírgula.

Em Language determine o idioma que será utilizado em sua rede social e em Country selecione o país, nesse momento aparecerá o campo City – Escreva o nome da cidade onde a rede terá a sua base. Clique em Next

A página que se abre agora garante a possibilidade de adicionar recursos À rede social. Recomendo que deixe isso para depois, primeiro compreenda melhor o sistema. Clique em Next.

Agora você foi  encaminhado para uma página com vários temas e as possibilidades de configuração, Básica, Todas as Opções e Avançado.

Trabalhe as configurações que achar necessário e clique em iniciar. Pronto, sua rede social foi criada.