janeiro 11, 2010

Conheça os quesitos que serão julgados no Carnaval 2010 de Botucatu

Os blocos que desfilarão no Carnaval de 2010, receberão premiações de R$ 800, em material de consumo para afolia de 2011. O prêmio será entregue para os melhores em 4 categorias: Bateria, Comissão de Frente (Abre Alas), Mestre-sala e Porta-bandeira. Rainha da bateria e Fantasias.
Com a divulgação da iniciativa, os blocos têm procurado se organizar para apresentar o seu melhor no desfile que acontecerá no dia 15 de fevereiro, das 19 às 21h30, na Avenida Dom Lúcio, com itinerário entre o Espaço Cultural e a Rua Leônidas Cardoso.
Para esclarecer os foliões a respeito dos quesitos que serão levados em conta no julgamento, a Subsecretaria Municipal de Turismo divulgou os itens que serão considerados e penalizados pelos jurados. Os pontos citados pela proposta devem ser  analisados pelo julgador antes de conceder notas de 04 a 10.

Confira os itens que serão analisados

Bateria:
Considerar - A manutenção regular e a sustentação da cadência da Bateria, em consonância com a Samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos instrumentos; a criatividade e a versatilidade.

Não considerar - A quantidade de componentes de cada bateria, pois não há limite mínimo de integrantes; a utilização de instrumentos de sopro, ou qualquer outro artifício que emita sons similares e eventuais panes no carro de som ou no sistema de sonorização durante o percurso do desfile.

Comissão de Frente:
Considerar - O cumprimento da função de saudar o público e apresentar o bloco; a coordenação, sintonia e criatividade durante sua exibição, podendo evoluir da maneira que desejar.

Penalizar - A queda ou perda, mesmo que acidental, de parte da indumentária, como, sapatos, esplendores, chapéus, entre outros.

Não considerar - O eventual desfile de componentes que já tenham participado, individualmente ou em conjunto, no mesmo ano e função, de outros desfiles, mesmo que em grupos diferentes.

Mestre-sala e Porta-bandeiras
Considerar - A exibição de dança do casal, considerando que não sambam e sim, executam um bailado no ritmo do samba, com passos e características próprias, com meneios, mesuras, giros, meias-voltas e torneados; Harmonia do casal que, durante a sua exibição, com graça, leveza e majestade, deve apresentar uma sequência de movimentos coordenados, deixando evidenciada a integração do casal; A função da Porta-bandeiras é conduzir e apresentar o pavilhão do bloco, sempre desfraldado, sem enrolá-lo em seu próprio corpo ou deixá-lo sob a responsabilidade do Mestre-sala.

Penalizar - A queda ou perda, mesmo que acidental, de parte da indumentária como, sapato, esplendor, chapéu, entre outros.

Não levar em consideração - O eventual desfile de primeiro Mestre-sala e ou primeira Porta-bandeira que já tenha participado, no mesmo ano e função de outros desfiles, mesmo que em grupos diferentes e, até mesmo individualmente formando dupla com qualquer outro parceiro; a eventual substituição, durante o desfile, do casal em julgamento.

Rainha da Bateria:
Considerar - empenho durante o desfile; incentivo aos músicos a tocarem com maior empolgação no decorrer do percurso; comando na percussão e autenticidade de uma passista.

Penalizar - Queda ou perda, mesmo que acidental, de parte da indumentária.

Não considerar - Personalidade de destaque na sociedade botucatuense que sirva como um grande marketing para o bloco.

Fantasias
Considerar - concepção, adequação das fantasias ao enredo, que devem cumprir a função de transmitir as diversas partes do conteúdo do enredo; capacidade de serem criativas, mas devendo possuir significado dentro do enredo; a impressão causada pelas formas e pelo entrosamento, utilização, exploração e distribuição de materiais e cores; acabamento e cuidados com a confecção; uniformidade de detalhes, dentro da mesma ala; indumentária do casal Mestre-sala e Porta-bandeira, verificando sua adequação para a dança e a impressão causada pelas suas formas e acabamentos; indumentária da Comissão de Frente que poderá ser tradicional (fraques, casacas, summers, ternos, smoking, estilizados ou não) ou realizadas de forma relacionada ao enredo, levando-se em conta, neste caso, sua adequação para o tipo de apresentação proposta; impacto da fantasia de destaque.

Penalizar - a ausência significativa de chapéus, sapatos e outros complementos de fantasias, quando ficar nítido que a proposta era originalmente a presença desses elementos nas indumentárias da Bateria, Comissão de Frente  e Mestre-sala e Porta-bandeira.

Não considerar - Inclusão de qualquer tipo de merchandising (explícito ou implícito) em fantasias; a presença de desfilantes com a genitálias à mostra, decorada ou pintada; a quantidade de diretores com camisas da escola, desde que desfilem pelas laterais ou na parte final da escola.





Empregos Manager Online