janeiro 04, 2010

FMB/Unesp firma convênio de cooperação com instituição alemã

A Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) através de sua Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) firmou, em novembro de 2009, acordo de cooperação com a União Católica de Hospitais de Dusseldorf, na Alemanha. Com validade de cinco anos, ambas as instituições serão parceiras em pesquisas, intercâmbio e ações de interesse mútuo.

Pelo acordo, as instituições terão como objetivo explorar e desenvolver atividades acadêmicas e técnicas, além de ações de intercâmbio de docentes, técnicos e alunos. Segundo Winston Bonetti Yoshida, professor do Departamento de Cirurgia e Ortopedia e coordenador do intercâmbio pela FMB, o acordo pode oferecer melhor capacitação de profissionais da faculdade e seu Hospital das Clínicas em alguns serviços de especialidades.

“Será uma oportunidade de aprimorar nossos profissionais e alunos e com isso termos serviços em saúde mais produtivos, com técnicas avançadas de procedimentos, principalmente na área de videocirurgia vascular”, ressaltou prof. Yoshida.

O convênio já tem mostrado seus primeiros resultados efetivos: dois residentes estão na Alemanha para estágio de um mês em algumas unidades do complexo educacional parceiro da FMB. Também há a colaboração de pesquisadores de ambas as instituições em artigos científicos que estão sob avaliação para publicação em revistas científicas.

A União Católica de Hospitais de Dusseldorf agrega cinco hospitais, uma clínica de reabilitação e também um lar de idosos com um total de 1.600 leitos. Agrega atendimento anual de 110 mil pacientes em suas unidades especializadas, sendo um dos serviços de saúde mais eficientes da Alemanha.

Já a Faculdade de Medicina de Botucatu, vinculada à Unesp, é uma das maiores instituições de ensino em nível superior do interior paulista e oferece dois cursos de graduação: Medicina e Enfermagem. Com relação superior a 129 candidatos por vaga no vestibular 2010 da Unesp, a FMB oferece ainda nove programas de pós-graduação em ciências da saúde.





Empregos Manager Online