janeiro 20, 2010

Projeto Achegas celebra as artes em Botucatu

Por Renato Fernandes

coordenador do Núcleo de Artes do Centro Cultural de Botucatu (CCB), Júlio de Carvalho, está finalizando a elaboração do projeto “Achegas Para a História de Botucatu”, que tem como proposta fazer reverência ao livro homônimo, escrito por Hernani Donato. “Esperamos contar com a parceria da classe artística de Botucatu. A idéia é recebermos exposições, realizarmos projeções de curtas metragens, leituras de poemas e apresentações cênicas em determinados dias da semana. Uma espécie de sarau, para contemplar tanto  os artistas quanto ao público”, explica Carvalho.

O produtor acrescenta que no livro, o historiador Hernani Donato, foca o trabalho em pessoas que atuaram em Botucatu em diferentes frentes artísticas, culturais e empresariais e destaca que uma das intenções é tentar reunir os representantes atuais destes segmentos. “Ainda estamos produzindo e fazendo a história da cidade. É necessário mostrar essa produção. Hoje, o CCB, tem espaço para abrigar eventos simultâneos e precisamos aproveitar isso”, diz.
Inicialmente os interessados terão que se cadastrar através do blog da entidade (http://centroculturaldebotucatu.spaces.live.com/blog/), ou em sua sede, na Praça XV de Novembro, nº 30. “Ainda estamos desenvolvendo as fichas de inscrições. Através desse sistema poderemos realizar sessões, com eventos que conversem entre sí. Não tem como colocar uma exposição contemporânea em meio a shows clássicos. Queremos unidade”, adianta.


A fixação de uma agenda também dependerá do andamento das inscrições. “Só poderemos definir a periodicidade das atividades após recebermos as inscrições. Convidaremos os artistas que já conhecemos, mas também queremos apresentar gente nova. Nosso trabalho é voluntário, e muitas vezes não disponibilizamos de tempo o suficiente para convidarmos todos pessoalmente”, explica.

Para que esse formato de atividade apresente resultados é necessário parcerias, a primeira delas já está estabelecida junto à Associação Movimento Teatral de Botucatu, entidade que agrega artistas e produtores culturais do Município. “Vamos apresentar essa proposta à iniciativa privada e autoridades do meio cultural  e empresarial”, antecipa Carvalho.

Sem data definida para o lançamento o produtor esclarece que tem trabalhado efetivamente para desenvolver as ações já no primeiro semestre.