janeiro 20, 2010

Retiro Carnavalesco levará participantes para a Vila Kostka

Por Renato Fernandes

Passar a Folia de Momo longe de qualquer  samba enredo, desfile, bailes e agitações comuns, no  período carnavalesco. Essa é a intenção de muitos botucatuenses. Para atender essas expectativas, a religiosa da Ordem Servas do senhor, Therezinha Cyrineu, prepara uma excursão para Indaiatuba, onde os fiéis participarão de um retiro religioso.

Funciona no município a Vila Kostka, local onde fica o Centro de Espiritualidade Inaciana Itaici. Trata-se de uma casa com 221 quartos, um total de 510 lugares, igreja, 8 capelas, 9 salas para palestras ou reuniões de grupos e 4 salas de atendimento. “É um local onde acontecem retiros frequentes, com pessoas de todo o Brasil”, explica a religiosa.

De acordo com ela, o retiro tem como principal característica o silêncio e a reflexão. “Permite à pessoa sair do ambiente provocando o silêncio adequado para o encontro pessoal e com Deus”, diz a freira.

No local, os participantes serão orientados pelo padre Luis Quevedo, primo do padre e parapsicólogo Óscar Quevedo. “É um retiro conheicod como ‘espiritualidade Santo Inácio de Loyola’, ou seja?: cantos suaves e mantras”, ressalta Therezinha.

Este não é o primeiro retiro organizado pela freira. ““Tenho feito esse tipo de encontro há pelo menos 7 anos. Já levei mais de 700 pessoas a retiros nesse local. Um total de 5 eventos por ano”, antecipa.
Todas as salas do Centro de Espiritualidade leva o nome de um jesuíta ligado a história do Brasil ou do mundo: Nóbrega, Anchieta, Roque González, Burnier, Francisco Larrañaga, Loyola, Kostka, Malagrida, Xavier, Vicente Cañas e Dom Luciano. Dois auditórios (Auditório Vieira, no prédio central, com acomodação para 250 pessoas e Auditório Rainha dos Apóstolos com capacidade para 645 pessoas, este inaugurado em 1989). Ao redor do Auditório Rainha dos Apóstolos existem 14 salas com os nomes das regionais da CNBB.

A mistura de nomes simboliza a opção que a Companhia de Jesus faz de caminhar junto com a Igreja do Brasil. Aproximadamente 70 funcionários ajudam a manter a estrutura, atuando na manutenção, limpeza, cozinha, entre outras funções. “Todos os quartos contam com banheiro. Se confirmarmos, ao menos, seis participantes já podemos reservar uma Van”, antecipa.
Informações: (14 - 3882-0452.