janeiro 27, 2010

Semana cultural traz comitiva do consulado Japonês para Botucatu

Em maio, Botucatu terá uma semana especial dedicada à cultura japonesa, com atividades desenvolvidas pela Associação Botucatuense de Cultura Japonesa, Prefeitura Municipal de Botucatu e acompanhamento e auxílio do Consulado do Japão no Brasil e da Fundação Japão e Jica e  apoio da Unesp.

Para discutir o assunto Botucatu recebeu na sexta-feira, dia (22) a visita de uma comitiva do Consulado composta pelo  cônsul e diretor geral do Departamento Consular, Takeshi Goto, o diretor de intercâmbio cultural da Fundação Japão, Goki Yamashita e o assessor consular Masaki Furusugui. O grupo foi recepcionado na sede da Associação de Cultura Japonesa por seu atual presidente João Gushiken.

Em seguida, esteve em reunião na Prefeitura Municipal de Botucatu onde se reuniram com o prefeito municipal João Cury e o secretário do prefeito Marcos Aparício Cordeiro. Juntaram-se à comitiva, Minoru Sakate e Julio Nakagawa, da Associação de Cultura Japonesa.

O grupo visitou vários pontos da Cidades e teve a oportunidade de conhecer a estrutura disponível para a realização da Semana da Cultura Japonesa, evento que tem como data provável a última semana de maio.

A comitiva foi apresentada ao Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, Praça Brasil Japão e ao jornal Diário da Serra. “Esse evento é um importante intercâmbio cultural entre as culturas. Queremos garantir a realização de várias atividades, entre elas exposições e shows”, explica o cônsul.

Para Cordeiro, o evento poderá movimentar não apenas os setores culturais, mas também a rede hoteleira fomentando o turismo. ‘Queremos que a Cidade se prepare para essa festa. Que os hotéis ostentem uma decoração especial e adequada. Afinal, serão convidadas comunidades japonesas de vários pontos do Estado de são Paulo’, sugere.

Além disso, o cônsul fez questão de conhecer o câmpus da Unesp de Botucatu. No local, foi recebido pelo Professor Dr. Sérgio Swain Muller, diretor da Faculdade de Medicina, que garantiu o apoio da instituição ao evento.

Segundo nota da Subsecretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Botucatu, Goto destacou que Botucatu é uma cidade com grande potencial cultural e se mostrou encantado com a estrutura que lhe foi apresentada.

Após o almoço, Takeshi Goto e Goki Yamashita receberam das mãos do prefeito João Cury Neto, o título de hóspedes oficiais do município. A promessa é de que em maio, o cônsul geral do Japão no Brasil esteja presente para a solenidade de abertura da Semana da Cultura Japonesa.