fevereiro 12, 2010

Blocos botucatuenses disputam prêmios no Carnaval

Por Renato Fernandes

Os blocos que desfilarão no Carnaval de 2010, receberão premiações de R$ 800, em material de consumo para a folia de 2011. O prêmio será entregue para os melhores em 5 categorias: Bateria, Comissão de Frente (Abre Alas), Mestre-sala e Porta-bandeira. Rainha da bateria e Fantasias.



A apuração dos quesitos acontecerá na quarta-feira (17) às 15 horas, no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão. A banca julgadora é formada por 14 jurados de expressão artística e cultural comprovada.

Confira os itens que serão analisados:
Bateria: considerar - Manutenção regular e sustentação da cadência da Bateria, de acordo com o samba-enredo; a  conjugação dos sons; criatividade e a versatilidade. Desconsiderar - Quantidade de componentes; utilização de instrumentos de sopro, ou artifícios sonoros similares e panes no carro de som ou sistema de sonorização.

Comissão de Frente: considerar - O saudar o público e apresentar o bloco; coordenação, sintonia e criatividade. Penalizar - Queda ou perda, de parte da indumentária. Desconsiderar - O desfile de componentes que já tenham participado, individualmente ou em conjunto, no mesmo ano e função, de outro desfile, mesmo que em grupos diferentes.

Mestre-sala e Porta-bandeiras: considerar - Exibição de dança do casal, na execução de um bailado no ritmo do samba; harmonia do casal que, deve apresentar sequência de movimentos coordenados; função da Porta-bandeiras é conduzir e apresentar o pavilhão do bloco, sempre desfraldado, sem enrolá-lo em seu próprio corpo ou deixá-lo sob a responsabilidade do Mestre-sala. Penalizar - Queda ou perda de parte da indumentária. Desconsiderar - Eventual desfile de primeiro Mestre-sala e ou primeira Porta-bandeira que já tenha participado, no mesmo ano e função de outro desfile, mesmo que em grupos diferentes e, até individualmente formando dupla com qualquer outro parceiro; a eventual substituição, durante o desfile, do casal em julgamento.

Rainha da Bateria: considerar - empenho no desfile; incentivo aos músicos; comando na percussão e autenticidade de uma passista. Penalizar - Queda ou perda, de parte da indumentária. Desconsiderar - Personalidade de destaque na sociedade.

Fantasias: considerar - concepção, adequação ao enredo; capacidade criativa, relacionado com o enredo; entrosamento, utilização, exploração e distribuição de materiais e cores; acabamento e cuidados com a confecção; uniformidade de detalhes; indumentária do casal Mestre-sala e Porta-bandeira, adequação para com a dança e a impressão causada pelas formas e acabamentos; comissão de Frente que pode ser tradicional ou realizadas de relacionada ao enredo; impacto da fantasia de destaque. Penalizar - Ausência significativa de chapéus, sapatos e outros, quando ficar nítido que a proposta era originalmente a presença desses elementos. Não considerar - Inclusão de merchandising (explícito ou implícito) em fantasias; presença de desfilantes com genitálias à mostra, decorada ou pintada; quantidade de diretores com camisas da escola, desde que desfilem pelas laterais ou na parte final da escola.