fevereiro 12, 2010

Botucatu em ritmo de Carnaval

Por Renato Fernandes

Na noite de hoje, Botucatu entra em ritmo de Carnaval com a realização da tradicional “Sexta Carnavalesca”, do BTC (Botucatu Tênis Clube), entre as 23 e 5 horas.

Esse é apenas o pontapé da festa, que se estende por vários bairros da cidade, centralizando atividades populares no Centro, na região da Avenida Dom Lúcio, mais precisamente no trecho entre o Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão e Rua Major Leônidas Cardoso.



Nas quatro noites, entre sábado e terça-feira, foliões poderão se divertir no Espaço Cultural, com uma programação especial e temática.

Quatro desfiles de rua integram a programação. A abertura  será amanhã, na Rua Major Matheus, com o desfile independente promovido pela Associação Atlética Ferroviária (AAF) e Cornatchos, a partir das 20 horas. Na segunda-feira, 14 blocos divididos em 11 grupos desfilarão pela avenida Dom Lúcio, percorrendo um trecho de seis quadras. Na terça-feira, a animação ganha a periferia, com desfiles a partir das 19 horas na Vila Aparecida e Vila Maria.

Bailes populares - Cada dia um tema, essa é a filosofia que será aplicada nos “Bailes Populares do Espaço Cultural”. Até o ano passado o evento ocorria na Praça Coronel Moura (Paratodos), com a transferência será possível aprimorar a segurança.

Amanhã (13), o público se rende ao som da banda de samba-rock “Interpretando”. Na ocasião também acontece o concurso para definir a corte carnavalesca, elegendo o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. A faixa e a coroa serão transmitidas aos vencedores por Jorge Elias Carriel e Yasmim Caroline Arlindo Mathias Santana, respectivamente.

No domingo o tema do baile será “Carnaval Tradição”, com a Banda Mesquita desenvolvendo um repertório de marchinhas carnavalescas, a partir das 19 horas.

Encerrando a programação, na terça-feira (16), os foliões poderão sambar ao som de samba e pagode do grupo “Mais que Presença” e  a “Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi”,
agremiação que faz parte do Grupo Especial das Escolas de Samba Paulistana.

Região - A região de Botucatu garantirá aos foliões um verdadeiro tour carnavalesco, com opções de folia em várias cidades. Em São Manuel os desfiles ocorrerão na Avenida José Horácio Mellão, (Sãobódromo), nos dias 13 e 15. Confirmaram participação as escolas de samba da AABB e Samba no Sangue, além dos blocos: Nega Maluca, @Oba, Alambique, Balakubako, Romemos e Nóis balança mais não cai e o Rei Momo e a Rainha.

Bailes noturnos serão realizados no Recinto de Eventos Mário Covas, nos dias 13, 14 e 15; com matinês nos dias 14 e 16.

Em Avaré, o Camping Municipal “Dr. Paulo Araújo Novaes” e o Balneário Costa Azul programaram atividades nos dias  13, 14, 15 e 16, das 10 às 18 horas. No Largo São João, acontecerá o Carnaval Cultural, com marchinhas. Matinês acontecem nos dias 14 e 16, das 16 às 18 horas. Na Concha Acústica haverá baile todos os dias, das 22 às 4 horas.

O Carnaval popular de Itatinga (Itafolia) oferecerá noites temáticas com blocos carnavalescos concorrendo a brindes e troféus, Evento será realizado no Calçadão da Matriz, de 13 a 16 de fevereiro, a partir das 21 horas e matinês nos dias 14 e 16, das 15 às 18 horas. (RF)