fevereiro 09, 2010

Carnaval 2010 - Botucatu divulga a ordem do desfile de blocos

Por Renato Fernandes

A Subsecretaria Municipal de Turismo promoveu na noite de segunda-feira (8), às 19 horas, no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão uma reunião para definir a ordem de entrada dos blocos carnavalescos, no desfile que acontecerá na noite de segunda-feira (15).

A reunião teve início com 10 minutos de atraso e contou inicialmente com a presença de 23 representantes de blocos, com o andamento das discussões compareceram mais sete responsáveis por grupos de foliões.

A assessora de eventos da subsecretaria Luciana Alho, iniciou o debate questionando os presentes sobre a melhor forma para definir a ordem. O grupo chegou ao consenso de selecionar os blocos que tem crianças em sua composição como os primeiros a descer, sendo seguidos pelos demais.
Definidos os critérios, Alho apontou a necessidade de a distribuição considerar o trajeto, horário do transporte e revezamento entre os blocos que possuem bateria com aqueles que descem apoiados apenas com o som eletrônico.

Também foi citado que a pontualidade contará pontos, e aqueles que atrasarem o percurso serão prejudicados na apuração dos juízes.

A divisão contou com a efetiva participação do chefe da Divisão de Turismo, Ottoni Luís Tonin, que ressaltou que este ano, por escolha dos carnavalescos, o desfile acontecerá apenas na Avenida Dom Lúcio. A mudança possibilitará uma melhor segurança  para os participantes, ampliação na área de desfile,  arquibancadas ao público e aprimoramentos nos bailes populares, que serão realizados todas as noites no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão. “Toda mudança tem resistência, mas temos que ser abertos para elas”, diz.

Alho ressaltou que é importante a presença de carnavalescos na organização do carnaval, lembrando que, no passado, uma liga que agregava as escolas de samba de Botucatu trabalhava o ano todo para promover o evento. “O Carnaval é um evento grande. É importante a presença de carnavalescos em sua organização. Acontecendo o desfile, espero que em março estejamos juntos para começar a discutir o carnaval de 2011”, coloca.

O grupo levantou questões interessantes, como o tempo que cada agremiação terá para descer a avenida e o ponto de referência entre um bloco e outro. Ficou estabelecido que o transporte dos foliões para a avenida terá início às 19 horas, quando o primeiro bloco deverá embarcar no veículo. O desfile começará pontualmente às 20 horas e cada grupo terá entre 20 e 30 minutos para desenvolver o trajeto. Também ficou definido que o espaço entre um grupo e outro será de uma quadra.

A concentração ocorrerá nas ruas ao redor da Praça São José, próxima ao Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, e dispersão na Rua Major Leônidas Cardoso. “É necessário que a bateria e os foliões respeitem a quadra do hospital” Santa Casa de Misericórdia’”, ressalta Tonin.

Ao todo, 14 blocos participam da folia, sete deles utilizarão o transporte fornecido gratuitamente pela Prefeitura, são eles: Mundo da Fantasia, Demétria, Cornatchos, Gente Unida da Vila Maria, fiel Botucatu, Santa Elisa e É Nóis - 100 Juízo e 100 Vergonha.

Confira a ordem do desfile:

• Mundo da Fantasia;
• Demétria;
• Associação Atlética Ferroviária;
• Imprensa;
• Cornatchos;
• Gente Unida da Vila Maria;
• Fiel Botucatu;
• É Nóis, 100 Juízo e 100 Vergonha;
• Joselitos;
• Se Vira nos Trinta;
• Rabo de Galo;
• Santa Elisa.

Informações na Subsecretaria Municipal de Turismo, na Praça Rubião Júnior , 87, ou pelo telefone: (14) 3882-1315