fevereiro 18, 2010

Correios abre inscrição para 39º Concurso Internacional de Redação de Cartas

A partir do tema “Escreva uma carta a alguém para dizer-lhe porque é importante falar da AIDS e se proteger dela”, estudantes de 9 a 15 anos, das redes pública e privada de ensino, poderão concorrer a um netbook, entre outros prêmios oferecidos pelos Correios no 39º Concurso Internacional de Redação de Cartas para jovens.

As inscrições devem ser feitas até dia 12 de março por intermédio da própria escola que o aluno frequenta. O concurso é realizado em três fases. Na fase estadual, serão selecionadas e premiadas as três melhores redações em cada região do país onde há uma Diretoria Regional dos Correios. A redação classificada em 1º lugar em cada diretoria concorrerá na fase nacional, em que será escolhida uma carta que representará o Brasil na fase internacional, na Suíça.

As redações serão selecionadas de acordo com os seguintes critérios: coerência com o tema proposto; originalidade; criatividade; idéias expressas; vocabulário; compatibilidade entre a idade, grau de maturidade e série cursada pelo aluno. Nas fases estadual e nacional os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Os nomes dos vencedores da fase estadual serão divulgados a partir de 29 de março e os resultados nacionais devem sair a partir do dia 22 de abril no site www.correios.com.br. O ganhador da fase internacional será conhecido no segundo semestre de 2010.

Na fase estadual do ano passado, a aluna Laís Cabrerizo Vargas de Almeida, do colégio Porto Alvorada de Jaú foi a vencedora do concurso. A aluna Julia Basile Forlini, do Centro Educacional SESI 339, de Araraquara, e a estudante Maria Rita de Cássia Leonardo do Colégio Anglo Claretiano, de Rio Claro, conquistaram os segundo e terceiro lugares, respectivamente. O Brasil foi representado no concurso pelo estado do Paraná, através da carta da aluna Alanis Todeschini Marca, do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Internacional Everest de Curitiba.


Critérios de Participação:

a) Estudante de 9 a 15 anos de idade, aluno das redes pública e privada de ensino, por intermédio de sua escola;

b) Para participar o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, onde será escolhida a carta que irá representá-la. Só serão aceitas as redações inscritas pelas escolas;

c) Poderão ser apresentadas, no máximo, duas redações por escola, escolhidas por meio de seleção interna;

d) A redação deverá ser redigida em forma de carta (ou seja, começar por uma saudação, incluir o endereço do remetente e terminar com uma fórmula de cortesia e assinatura), na língua portuguesa.

e) Deverá ser redigida de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul;

f) Deverá ser inédita, recente e estritamente relacionada ao tema.

g) Mínimo de 500 e máximo de 800 palavras.



Premiação:

a) Fase Estadual – 1º colocado: 1 netbook e certificado. 2º e 3º colocados: 1 Som Portátil com CD, MP3 e Rádio AM/FM

b) Fase Nacional – O vencedor nacional - 1 Notebook com wireless, troféu e certificado. O resultado desta etapa será publicado na Revista Correio Filatélico - COFI, divulgando o aluno e a escola;

c) Fase Internacional – Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão medalhas: ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal – UPU.

Serviço
39º Concurso Internacional de Redação de Cartas
Comissão organizadora: Diretoria Regional dos Correios São Paulo Interior
Telefones: (14) 4009-3571 / 4009-3510 / 4009-3710
E-mail: gecorintegracao-spi@correios.com.br