fevereiro 09, 2010

Faça backup de suas postagens e evite perder tudo o que está em seu blog

Não acredito na possibilidade do Google surtar e por acidente apagar todas as postagens que tenhamos no Blog, mas por precaução mantenho um backup (cópia de segurança) de todas as matérias, notícias, entrevistas e dicas que já coloquei no "O Grito notícias".

Só para esclarecer: não salvo tudo o que escrevo em arquivos separados no computador, salvo tudo no formato XML mesmo. Para quem não sabe o XML é a linguagem de programação de boa parte dos templates do Blogspot.

Ao menos uma vez por semana repito o mesmo procedimento e me garanto contra bugs. Esse métodop so é válido para garantir que as postagens se garantam não pense que o arquivo XML poderá ser lido em programas convencionais, como o World ou Blocod e Notas, é linguagem do blog.

Para ter o arquivo salvo em formato de texto salve cópias dos mesmo usando editores de texto convencionais e salvando tudo no disco rígido.

Como fazer o backup? É extremamente simples, funcional e recomendável.
Quer aprender! Então siga as instruções abaixo


A primeira coisa a fazer é acessar o painel de controle do blogspot, escolher o blog e  clicar na opção "Configurações".
Clique nas imagens para ampliar

 
Na página que será aberta, opte pela aba "Básico"

  
Agora clique em exportar Blog


O processo está em sua etapa final. Clique em "Fazer Download do Blog", abrirá a janela de download, escolha o local que você usará para armazenar o arquivo e clique em "OK" para baixar todas as suas postagens.
Como diz a página: "...Faça isso se desejar mover o blog para outro serviço do blogger ou simplesmente para armazená-lo em seu próprio disco rígido". Seu blog não será excluido após o processo e você não perderá o conteúdo postado. Você simplesmente se protegeu de possíveis bugs.