fevereiro 12, 2010

FMB promove atividades de integração para receber seus calouros

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) está pronta para receber seus calouros. Após os dois dias das matrículas de primeira chamada terem transcorrido em clima de grande tranqüilidade e com um acolhimento amigável dos veteranos com os 'bixos', a partir do dia 15 de fevereiro chegará a hora das atividades de integração.

Neste ano a Comissão de Recepção dos Calouros está sob responsabilidade da vice-diretora da instituição, professora Silvana Artioli Schellini. A programação contempla atividades isoladas, com palestras e outros eventos nas quatro unidades da Unesp (Faculdades de Ciências Agronômicas; de Medicina; Medicina Veterinária e Zootecnia e Instituto de Biociências) em Botucatu, mas estão previstos momentos em que os alunos estarão juntos.


Qualquer abuso nas brincadeiras durante a recepção, que possa ser caracterizada como trote, dependendo da concepção individual de cada calouro ou pais, poderá ser denunciada através do telefone (14) 3815-9000. Professor Aristides Palhares, membro da comissão que receberá os novos alunos, conta que os veteranos da FMB têm demonstrado grande maturidade no relacionamento com os 'bixos'.

“Pude presenciar cenas interessantes como a de um veterano que, com o consentimento do calouro, escreveu em seu braço o número do telefone para denúncias de trote. Foi muito bacana, porque ele aconselhou o aluno novato a reclamar caso sinta-se constrangido com alguma brincadeira. Além disso, uma caloura não aceitou ser pintada e nem por isso foi excluída, recebeu toda atenção dos veteranos”, conta.

As matrículas para os alunos da segunda chamada serão realizadas no dia 19 de fevereiro, das 9 às 18 horas, novamente no saguão do salão nobre da FMB. No ato da matrícula, serão exigidas duas fotos recentes 3X4 e duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais de cada um dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; histórico escolar completo do curso de ensino médio ou equivalente; certidão de nascimento ou casamento; cédula de identidade, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou protocolo atualizado do RNE; título de eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou protocolo de solicitação e certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

Sobre a FMB/Unesp
O curso de Graduação em Medicina, da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) teve, neste ano, a terceira maior relação candidato/vaga da história do curso – 129,2. O índice foi inferior apenas aos registrados nos anos de 1996 (139,70) e 1995 (134,70).

O campus de Botucatu ofereceu, em 2010, 550 vagas em seus cursos nas quatro unidades instaladas (Faculdades de Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia, de Ciências Agronômicas e Instituto de Biociências). A FMB disponibilizou 90 vagas para Medicina e 30 para Enfermagem.

O início das aulas para os calouros, na Faculdade de Medicina/Unesp, está previsto para 2 de março. Uma comissão formada por professores da instituição tem se reunido para programar uma série de atividades para a recepção aos novos alunos. Devem ser distribuídos kits com manual acadêmico e panfletos informativos sobre o campus e do município.

Unesp/Faculdade de Medicina/Botucatu e Hospital das Clínicas Assessoria de Comunicação e Imprensa