fevereiro 09, 2010

Google entra de cabeça na internet em tempo real e transforma Gmail em rede social

Por Renato Fernandes

Na tarde de hoje (09/02/2010) o Google anunciou o Google Buzz, sistema que permite compartilhar informações, fotos e vídeos, de forma integrada ao Gmail.

A grande sacada da gigante da internet de Mountain View, é que o Buzz iniciará suas atividades já com milhões de usuários, já que não é necessária nenhuma configuração, cadastro ou convite para os adeptos do sistema Gmail, que passarão a seguir, as pessoas com as quais troca e-mails e bate papo com maior frequência.

Integração com a caixa de entrada de e-mails é apontada como grande novidade, é para esse ambiente que serão enviadas as mensagens, facilitando as conversas. Compartilhar imagens se tornará uma experiência mais produtiva e atraente, o sistema permite visualizar miniaturas de postagens e fotos de tela inteira.

Os modos de compartilhamento de dados e informações garantem a opção pública ou privada, aproximando os internautas do mundo ou apenas dos contatos mais relevantes. Tudo dependerá da escolha de cada indivíduo.

Na internet, há quem diga que se trata do Google Wave aprimorado, uma forma de recuperar a marca Google no sistema de troca de mensagens em tempo real, popularizado pelo Twitter. Grandes empresas de comunicação do País já tratam o aplicativo como “Twitter da Google”.

Outra função que agradará os aficcionados por redes sociais, é a facilidade para importar conteúdo do Twitter, Picasa, Flickr, Blogger e Google Reader.  Serviços populares, usados pela maioria dos internautas do mundo, entretanto, antes do Buzz, eram acessados individualmente.

Agora, os conteúdos fazem parte de uma única janela, com o ícone do Buzz posicionado na barra a esquerda dos e-mails. A interação será garantida. Enquanto lê os e-mails, também será possível se manter atualizado com o material postado, em tempo real, por contatos, amigos e seguidores, de outros sites.

O Google, se permitiu algumas cópias de sistemas com grande aceitação em outras redes sociais. O Buzz permitirá ao usuário etiquetar o material postado pelos amigos com um “Gostei”, uma versão do famoso “Curti”, do Facebook.

As atualizações serão visíveis em tempo real, as postagens e comentários novos aparecem na tela à medida que são recebidos, sem necessidade de atualizações. Além disso, o sistema de filtro só repassa ao usuário conteúdo que condiz com a sua afinidade, recomendando materiais interessantes e eliminando os spam.

O Buzz promete ser uma revolução, transformando o que era um simples cliente de e-mail em uma poderosa e influente rede social.

No celular, o aplicativo também se torna uma experiência interessante. O acesso se dá no Buzz.google.com e possibilitar localizar mensagens enviadas na região próxima de onde o usuário está no momento, promovendo integração com sistemas de GPS e Google Maps. Será possível visualizar o que as pessoas próximas estão dizendo e relacionar com os locais onde estão.

O Google Buzz ainda não pode ser acessado em todas as contas do Gmail, ele será disponibilizado de forma gradativa.