fevereiro 05, 2010

Inscrições no ProUni serão abertas no sábado

Da Agência Brasil

Estarão abertas a partir de amanhã (6), até o dia 10 deste mês, as inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni). Serão oferecidas 165 mil bolsas de estudo, sendo 86 mil integrais e 79 mil parciais (o aluno paga 50% da mensalidade). São 1.399 instituições de ensino superior que integram o programa.

O anúncio foi feito hoje (5) pela secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci. Neste ano, são oferecidas quase 10 mil vagas a mais. Em 2009, foram concedidas 156 mil bolsas.

Estão aptas a participar da seleção pessoas que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco provas (ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação). Não poderão participar alunos que já estejam estudando em outra instituição pública.

As bolsas integrais são destinadas a quem tem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Pode receber as parciais quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. É exigido também que o aluno tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em caso de ensino particular.

As inscrições serão em duas etapas. O candidato não selecionado para a primeira poderá fazer nova inscrição entre 4 e 7 de março. Em cada etapa, o interessado poderá escolher até cinco opções de curso e instituição. Os resultados da primeira etapa serão divulgados no dia 13 de fevereiro e os da segunda no dia 10 de março.

Para a inscrição, o aluno deve entrar na página eletrônica www.mec.gov.br/prouni e informar o número de inscrição no Enem e o Cadastro da Pessoa Física (CPF). A matrícula nas instituições será feita a partir de 17 de fevereiro.