fevereiro 28, 2010

‘Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos’ é selecionada para o Ademar Guerra

Botucatu, através da Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos, consta entre as cidades selecionadas para a edição 2010 do Projeto Ademar Guerra.

O grupo conseguiu aprovar o projeto de montagem do espetáculo “Frei Fidélis” e receberá, a partir de abril, a visita de um orientador que auxiliará na montagem da peça.

Robert Coelho, diretor da Quadrilha, coloca que em agosto, ocorrerá uma atividade de compartilhamento com o público em cada cidade e no mês de novembro um encontro de todos os grupos selecionados em um local a ser definido.

“Frei Fidélis” é a última peça do Projeto Trilogia da Fé, iniciado em 2005 em parceria com a Secretaria de Cultura de Botucatu. A produção faz parte das atividades programadas pela Associação Teatral Notívagos Burlescos para o ano de 2010, que incluem oficinas, montagens de peças e apresentações em seu espaço.

O projeto - Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, através da ASSAOC – Associação Amigos das Oficinas Culturais, o Projeto Ademar Guerra tem como objetivo principal propiciar orientação artística especializada a grupos teatrais em atividade no interior. Essa orientação se dá por meio da contratação e envio de profissionais de teatro (orientadores artísticos) para atuarem junto aos grupos selecionados, num processo pedagógico de acompanhamento de seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos.

O projeto foi criado em 1997 e em 2009 passou por uma reformulação administrativa e conceitual, coordenada pelo diretor teatral Abílio Tavares. Essas mudanças constituíram na criação de uma equipe pedagógica para acompanhar e avaliar os projetos, coordenada pela atriz, diretora e pedagoga Maria Tendlau.

Agora em 2010, o Projeto verticaliza seu cunho pedagógico e busca estreitar a relação com os grupos participantes e também com as cidades que farão parte desta Edição.

Por Renato Fernandes