fevereiro 25, 2010

Saiba quanto espaço cada blog pode utilizar no Blogspot

A quantidade de blogueiros que utilizam a plataforma de blogs do Google (Blogspot - Blogger) cresce a cada dia, quantificar  de forma estatística essa informação seria uma tarefa quase impossível. Mais importante do que saber quantos utilizam o sistema é conhecer o espaço que podemos usufruir.

Segundo informações oficiais do Google, o blogueiro possui infinitas possibilidades em uma área de trabalho bastante 'larga' e que dificilmente é preenchida.

Quem está na blogosfera sabe da necessidade de possuir mais do que um blog. Essa carência surge diante da na obrigação de realizarmos testes em templates e em aplicativos antes da instalação final no blog oficial. Com relação a essa questão, o Blogger é bastante generoso, deixando por conta de cada internauta a criação de quantos blogs ele achar necessário.
Também não existem limitações na quantidade de postagens, todas são salvas na conta do blogueiro e só são excluídas com a sua vontade ou por força da lei, independentemente do material estar publicado ou em  forma de rascunho.

A plataforma não limita o tamanho das postagens, mas alerta que isso influencia diretamente na velocidade de abertura das páginas. Outro alerta é que as páginas individuais, principal ou as de arquivo, estão limitadas a 1 MB. Espaço suficiente para textos e muitas fotos, entretanto, dificulta a vida dos blogueiros que tendem a listar centenas de postagens na página inicial.

Quando esse limite é ultrapassado surge o seguinte alerta de erro "006 Entre em contato com o Suporte do Blogger". Basta reduzir o número de postagens na página inicial que o problema desaparece. Também não existem limites para a quantidade de comentários, todos eles são salvos na conta do usuário , independente de estarem sendo exibidos ou apenas arquivados.

Outra grande vantagem da plataforma é que também não têm limitações quanto a quantidade de fotos que podem ser colocadas nas postagens. apesar disso, é importante que o blogueiro tenha conhecimento em softwares de edição de imagens, e evite a postagem de arquivos muito grande ou com alta resolução. Geralmente deixo as imagens de minhas postagens com largura de 500 pixels e baixa resolução.

Para quem gosta da coletividade, debater idéia ou ampliar o leque de temas do blog, existe a possibilidade de formar equipes sem número definido de membros ou administradores.

apesar de tanta liberdade, o Blogger limita alguns itens, como a descrição do blog, que não pode ultrapassar 500 caracteres, sem HTML. As informações de perfil o conhecido "Quem sou eu", pode ter no máximo 1.200 caracteres. E a descrição de interesses e favoritos chega ao Máximo de 20 itens cada, 60 caracteres por item.

Essas informações foram extraídas do Fórum de ajuda da plataforma Blogger.