março 22, 2010

Cenários de desastres naturais são tema de exposição fotográfica em São Carlos

Entre os dias 22 e 27 de março, a UFSCar sedia a exposição "Vivendo o Desastre: retratos de um cotidiano em ruínas". A mostra é fruto do trabalho desenvolvido durante cinco anos por pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped), do Departamento de Sociologia da UFSCar. No total, são 30 fotografias que retratam o sofrimento das vítimas de desastres por meio de cenas pouco divulgadas na cobertura da grande mídia. A exposição é gratuita e aberta a todos os interessados.


De acordo com os pesquisadores do Neped, além da ocorrência dos desastres naturais, o sofrimento das vítimas tem prosseguimento nos abrigos para onde as pessoas são levadas após perderem as casas e seus pertences.
Retratos podem ser conferidos até o dia 27 de março, na Biblioteca Comunitária da UFSCar
As fotos expostas têm por autores a professora e pesquisadora Norma Valêncio, coordenadora do Neped, e os pesquisadores do Núcleo Mariana Siena e Victor Marquezini. A exposição "Vivendo o Desastre: retratos de um cotidiano em ruínas" pode ser conferida no Piso 2 da Biblioteca Comunitária da UFSCar, localizada na ára Norte do campus, das 8h às 21h45. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8275.

Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos