março 12, 2010

FCA/ Unesp abre inscrições para convênio com Estados Unidos

No período de 15 a 30 de março, os alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, poderão fazer inscrições para participar do “Consórcio Internacional para Promoção do Desenvolvimento: Troca de Conhecimento em Bioenergia Global” que possibilita o intercâmbio entre estudantes de graduação brasileiros e norte-americanos. A grande atração do consórcio é que, além de toda a experiência que aluno adquire, as disciplinas cursadas no exterior são oficialmente convalidadas no Brasil.

O projeto, que integra o Programa de Consórcios em Educação Superior Brasil/ Estados Unidos, gerenciado pelos órgãos de fomento Capes (Brasil) e Fipse (EUA), permite que os estudantes brasileiros estudem na Universidade de Arkansas, na Universidade de Oklahoma, (nos campus de Stillwater ou Okmulgee) e no Carreer Tech, (uma instituição nos moldes das Fatecs).

A seleção para o programa exige alguns pré-requisitos, principalmente a aprovação no exame de proficiência em língua inglesa. O certificado do exame TOEFL deve ser apresentado no momento da entrevista, em abril, porém já no instante da inscrição o candidato precisa apresentar um atestado de que realizou ou vai realizar este exame e terá condições de apresentar o resultado em data anterior à entrevista . O desempenho escolar também será avaliado. “Selecionaremos os melhores currículos e vamos convocá-los para uma entrevista em data a ser marcada no mês de abril”, diz o professor Kleber Lanças, do Departamento de Engenharia Rural da FCA e um dos coordenadores do convênio.
Estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal podem participar do “Consórcio Internacional para Promoção do Desenvolvimento: Troca de Conhecimento em Bioenergia Global” e cursar disciplinas em universidades norte-americanas.
Os alunos selecionados devem viajar para os Estados Unidos no segundo semestre de 2010. O número de vagas ainda será definido em tratativas com as universidades norte-americanas.

O convênio vai proporcionar aos selecionados a oportunidade de estudar em  universidades com toda ótima estrutura de ensino e acomodações adequadas. A Capes fornece a passagem aérea, bolsa e seguro saúde.

Experiência de vida

Segundo o professor Lanças, os alunos da FCA têm se destacado nos intercâmbios que participam em vários países, inclusive os Estados Unidos.  “Com os resultados que os alunos nos trazem temos a certeza que a formação que eles recebem tem sido bastante sólida”.

O professor Saulo Guerra, do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da FCA, também coordenador do convênio ressalta a importância da participação dos alunos. “O convênio permite conhecer os recursos americanos, os processos agrícolas relacionados com a produção de bioenergia, a história, a cultura, o idioma, as artes e as tradições de outro país”, afirma o professor Guerra. “Isso tudo traz um ganho inegável de conhecimento profissional e pessoal para o aluno. Além disso, cursar disciplinas nos Estados Unidos é um fator importantíssimo no currículo do futuro aluno como engenheiro agrônomo ou florestal”.

Assessoria de imprensa - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - Fepaf