março 04, 2010

Uma linha do tempo sobre a história dos computadores

Classificação, em ordem cronológica, dos principais momentos da informatica. As informações e dados centralizam as informações em torno dos computadores como máquina e nos sistemas que permitiram o desenvolvimento integral da informática.

Nesse percurso evolutivo, muitas passagens foram deixadas de lado, isso não significa que não são importantes, mas sim, que são irrelevantes para a linha do tempo criada pelo blog.

Confira abaixo um resumo dos avanços da informática, desde o primeiro computador criado pelo ser humano até o iPad.


 
O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. A máquina foi criada em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas.


 Em 1949 surge o computador EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator), primeiro a utilizar fita magnética. Foi também, um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido.
Sua criação se deve a John von Neumann, que participou do projeto do EDVAC. No projeto do EDSAC ele definiu o que hoje é chamada de Máquina de Von Neumann, que era composta de: - Memória; - Unidade lógica aritmética; - Unidade de controle; - Dispositivos de entrada; - Dispositivos de saída.


 Em 1956 a IBM revoluciona o mercado ao apresentar o IBM 305 RAMAC, primeiro a primeiro computador a utilizar disco rígido magnético.
Esse disco foi batizado de "IBM 350 Disk File", e se tratava de uma pilha de 15 discos de 24 polegadas, com capacidade para armazenar 5 milhões de caracteres de 7 bits, o equivalente a 4,4 MB.


Em 1962 surge o primeiro Modem comercial, criado pela ATT, o Bell 103 permitia transmissões full-duplex, frequency-shift keying ou FSK e tinha uma velocidade de 300 bits por segundo ou 300 bauds.


Douglas Engelbart do Stanford Research Institute, é o inventor do Mouse. Sua criação surgiu em 1963, após testes de usabilidade extensivos. Nunca recebeu royalties pela criação. Em 1974 a Royal Canadian Navy inventou o "trackball", adicionando uma bolinha ao equipamento.


Em 1971 a Intel cria o primeiro microprocessador para atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial. Foi desenvolvido o 4004, um circuito integrado programável que trabalhava com registradores de 4 bits, 46 instruções, clock de 740Khz com 2300 transistores.


 Os jogos para computadores existem desde que os primeiros processadores, mas oficialmente, ganhou projeção em 1972, com o "Poing", criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi instalado num console ligado a um monitor e era movido a moedinhas.



Em 1973 Gary Kildall inventa o CP/M CP/M (um acrônimo para Control Program/Microcomputer  ou "Programa de Controle para Microcomputadores"), sistema operacional em disco e utilizado amplamente nos microcomputadores CPC, Commodore 128, TRS-80  e BBC Micro.



Em 1975 surge o MITS Altair 8800, computador pessoal baseado na CPU Intel 8080. Foi vendido como um kit através da revista norte-americana Popular Electronics. A intenção era vender apenas algumas centenas de unidades, mas alcançou ,arcas surpreendentes na época, 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês.


 O microcomputador IMSAI 8080 foi liberado em 1975 e era compatível com seu principal concorrente, o Altair 8800 de MITS. Foram vendidas entre 17 e 20 mil unidades, produzidas enter 1975 e 1978.



O Apple I foi o primeiro produto da Apple. Sua apresentação ao público ocorreu em abril de 1976 no Homebrew Computer Club em Palo Alto, Califórnia. O equipamento era vendido por USD$ 666,66
O Apple I, é um computador pessoal primitivo, desenhado por Steve Wozniak para uso próprio. Um amigo de Wozniak, Steve Jobs teve a idéia de vender o computador.



 O Apple II passou a ser fabricado em 1977. A primeira peça foi vendida no dia 5 de Junho do memso ano. O equipamento tinha processador MOS Technology 6502, clock de 1 MHz, 4 KB de memória RAM, interface para Fitas Cassetes e uma ROM que incluía um interpretador de BASIC.


 O Commodore foi lançado em 1977.e possuia 4K de ram e processador 8 bits 6502. Vinha com um tocador de fitas cassetes e pesava vinte quilos.


 O computador doméstico Sinclair ZX80 foi apresentado ao mercado britânico em Fevereiro de 1980 pela Sinclair Research de Cambridge, Inglaterra. é o primeiro equipamento a ser vendido no Reino Unido, apreço "popular", 99,95 Libras. Os fabricantes disponibilizavam a forma de "kit" para montar, ao preço de 79,95 Libras. Tornou-se popular rapidamento, existiam listas de espera de vários meses para os interessados em adquirir as versões.


 O Apple III foi foi lançado em maio de 1980 e permaneceu no mercado até 24 de Abril de 1984. Tinha como foco o uso corporativo. Tinha o nome-código interno de "Sara".


  O IBM PC (Personal Computer ou Computador Pessoal), é a versão original e responsável pelo surgimento da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Seu lançamento ocorreu em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150.


 O aparecimento do Commodore 64, o popular C64, ocorreu em agosto de 1982, e teve versões fabricadfas até abril de 1996. Estima-se que foram comercializados entre 17 a 22 milhões de unidades, número que surpreende até hoje e que nunca foi batido por nenhum outro modelo de computador.


 A Amstrad lança em 1984 seu primeiro computador caseiro, o Amstrad (PCW), a marca conquistou muito sucesso em Portugal, por oferecer preço baixo e compatibilidade com o PC da IBM.


O Macintosh, ou Mac, é o nome com o qual a Apple batizou sua linha de computadores pessoais. O modelo surge em janeiro de 1984.O Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica (GUI).




O windows 1.0 foi criado em 1985, por Bill Gates. Inicialmente, o Windows não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface bidimensional entre o DOS e o usuário. Suas funcionalidades eram relativamente limitadas.



O primeiro vírus de computador é o "Elk Cloner", que surgiu em 1985, ele infectavmpaquinas Apple II e foi escrito por Richard Skrenta. Entretanto, o Brain roubou a fama do código malicioso de Skrenta e foi descoberto em janeiro de 1986, ele se disseminava por meio de disquetes.


TRS-80 é uma linha de microcomputadores desenvolvida pela Tandy Corporation e comercializados nas lojas RadioShack  da Tandy, no final da década de 1970 até meados da década de 1980.


O Atari ST, da Atari Corporation, foi disponibilizado comercialmente a partir de 1985 e se manteve no mercado até o início da década de 1990.  O "ST" oficialmente significa "Sixteen / Trinta e dois",[1]  que se refere à Motorola 68000's 16-bit bus externos e internos de 32-bit.


 Lançado em 1986, o PC1512 foi um modelo de computador pessoal fabricado pela Amstrad. O equipamento tinha processador de 8 bits (Intel 8088), arquitectura XT, teclado proprietário  com conector para joystick, 512 KiB  de RAM, dois acionadores de disquete  de 5" 1/4 ou um acionador e um disco rígido de 20 MiB, ecrã monocromático CGA de 4 cores (resolução 320x200).Era vendido com o GEM Desktop, um ambiente gráfico dos anos 1980.


O Pentium é a quinta geração da arquitetura x86 de microprocessadores criada pela Intel, em 22 de Março de 1993. Foi o sucessor da linha 486. Ele seria originalmente denominado 80586, ou i586, mas como números não podem ser registrados o nome foi alterado para Pentium (presumivelmente pelo fato da raiz grega "pent-" significar "cinco")




O Windows XP surge no mercado em 2001. O sistema pertence a família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para computadores pessoais, residenciais, escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPeriência. O XP é o sucessor do Windows 2000 e Windows Me. É o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft



 O conector USB (Universal Serial Bus) foi apresetnado em 2001, e permite "ligar e usar" ou seja, a conexão de periféricos  sem a necessidade de desligar o computador.




 Em 2006, a Apple lança o iPod Nano, o menor iPod com tela LCD e o iPod Video, com capacidade de armazenamento que alcança 200 GB


 Em 2007 a Microsoft lança o sistema operacional Windows Vista, uma linha de sistemas desenvolvida pela Microsoft  para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops, Tablet PCs e computadores Media Centers. Antes do seu anúncio em 22 de Julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn.

iPad é um dispositivo em formato tablet  produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em 27 de janeiro de 2010, em uma conferência para imprensa no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco. Meses antes de seu anúncio, surgiram rumores do nome do aparelho: iSlate, iBook e iTablet, entre outros.