março 05, 2010

Improviso sobe ao palco hoje, na "Mostra Cena Aberta"

A “Mostra de Teatro Cena Aberta” tem continuidade na noite de hoje, com a apresentação do espetáculo de improviso “Dorotéia e os Farsantes” , no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, às 20h30. A peça é assinada pela “Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos”. A entrada é franca.

A montagem é encenada pelos atores Danilo Batista, Erick Barros, Murilo Andrade, Renan Lushon e Sérgio Viana, sob coordenação do mestre de cerimônias Robert Coelho, coordenando as dinâmicas e faz a mediação com a platéia.

A apresentação é aberta por uma cena curta, que recebe a participação de todos os atores, em seguida eles se revezam aleatoriamente em jogos de improvisação.

O sistema adotado pelo grupo é semelhante ao estilo popularizado pela MTV, com o programa “Quinta Categoria”, e pelo “É Tudo Improviso”, da Band.

Coelho, que também assina a direção da “Quadrilha”, antecipa que algumas dinâmicas já são conhecidas da platéia, mas deixa claro que isso não estraga a surpresa. “Cada apresentação é sempre única. A participação da platéia, com sugestões de frases, lugares e temas, garantem várias possibilidades de desfecho”, diz.

Na tarde de ontem, a mostra foi aberta pelo teatro de bonecos da Cia. Pia Fraus, com a peça “Primeiras Rosas”. Amanhã, bonecos voltam à cena, através dos manipuladores da “Cia. Circo de Boneco”, com o espetáculo “Circo de Bonecos”, às 20 horas. A participação do grupo não se restringe apenas a este espetáculo, No saguão do Teatro, até o domingo (7), acontece a exposição “10 Anos da Cia. Circo de Bonecos”.

Encerrando a participação da companhia, ocorrerá a apresentação da peça “Guarda-Zoo”, às 20 horas de domingo.

A programação da Mostra de Teatro, prossegue com agenda de espetáculos e oficinas até o dia 14 de março.

Todas as atividades tem entrada franca. Interessados em participar de oficinas devem se inscrever na Secretaria Municipal de Cultura, no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, Avenida Dom Lúcio, nº 775. Informações pelo telefone: (14) 3882-0133 ou (14) 3882-1489.

Para prestigiar os espetáculos é necessário retirar o ingresso uma hora antes da apresentação. Os bilhetes são numerados, evitando a necessidade de aglomerações e filas para a entrada das sessões. O Municipal fica na Praça Coronel Moura, nº 27. Informações pelo telefone: (14) 3882-9004.

A mostra é uma promoção da Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Cultura e Proac (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo.

Por Renato Fernandes