março 29, 2010

Museu de Arte divulga agenda

O MAC (Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins) divulga a agenda de exposições para o restante do primeiro semestre.

A exposição “Olhar Feminino”, que registra o cotidiano e a delicadeza da alma feminina, através das fotografias de Ana Paula Winckler,  está em andamento, e recebe visitantes até o dia 31 de março, no MAC.


Outra mostra que tem o MAC como curador é “Cores da Toscana”, com período de visitação até o dia 10 de abril, no Saguão do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas e durante os espetáculos. A exposição apresenta trabalhos do artista plástico Beto Dezen, que revela a beleza e o colorido das paisagens da região da Toscana na Itália.

Entre os dias 15 de abril e 18 de maio, acontece à exposição comemorativa ao aniversário de Botucatu, “Sua Foto Nosso Postal”, no MAC. O acervo é formado por fotos dos participantes do concurso homônimo, realizado em 2009 pela Subsecretaria de Turismo, na ocasião também ocorrerá o lançamento dos cartões  postais, com as imagens premiadas.


O Centro Cultural de Botucatu recebe a exposição coletiva “Arte da Cidade”, entre os dias 16 de abril e 5 de junho. Visitações ocorrem de segunda a sábado, das 13 às 18 horas. Os trabalhos mostrarão a obra de artistas que retratam a cidade de Botucatu, em leituras poéticas através de desenhos, pinturas e fotografias. As inscrições para a exposição estão abertas até dia 5 de abril, no MAC.

 Entre os dias 13 de abril e 15 de maio, será realizada a exposição: “Fotografias de Eder Trezza”, no saguão do Teatro Municipal. As imagens mostram o olhar sensível de Eder Trezza em imagens inesperadas, como cenas da natureza e do cotidiano. As obras recebem a interferência  de softwares para tratamento de imagens, para se transformarem em composições  poéticas.

O semestre também reserva atividades extras, como a “8ª Semana Nacional - Museus e Harmonia”, com a palestra “Fotografia: erros e acertos”, coordenada pelo fotógrafo Pedro Natal. A atividade está prevista para o dia 18 de maio, às 19h30. A semana temática também contará com a palestra “O museu como fator de harmonia social”, coordenada por Amélia Piza, no dia 20 de maio, no mesmo horário.

C omo parte das comemorações referentes à Semana da Cultura Japonesa de Botucatu, acontece entre os dias 22 e 30 de maio, no MAC, a exposição de xilogravuras pertencentes ao acervo do Consulado do Japão.

Além da agenda das mostras e atividades de museologia, o MAC planeja a realização de um ciclo de palestras durante o ano e convida os interessados em participar a apresentar seus projetos, na Secretaria de Cultura.As palestras acontecerão no museu, durante a semana, das 19h30 às 21h30.

O museu também divulga  que o edital para a realização de exposições coletivas e individuais está aberto e à disposição dos interessados, podendo ser retirado no próprio Museu, ou solicitando através de email.

 O MAC fica na Avenida Dom Lúcio, nº 775. Informações pelo telefone: (14) 3882-0133, (14) 3882-1489 ou pelo e-mail: macbtu@botucatu.sp.gov.br.