março 13, 2010

Viviane Mosé fala sobre o valor da mudança no Luz no Câmpus

No dia 17 de março, às 18 horas, no Auditório da Fazenda Lageado, acontece a palestra “O Valor da Mudança”, proferida pela psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, responsável pelo quadro “Ser ou Não Ser”, no Programa Fantástico da TV Globo, que apresentava temas de filosofia com uma linguagem cotidiana.


O evento faz parte do projeto Luz no Câmpus, ciclo de conferências sobre temas filosóficos promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).

Em sua palestra Viviane Mosé vai propor uma reflexão sobre a multiplicação da força a partir dos obstáculos, utilizando conceitos dos filósofos Nietzsche e Espinoza. “Nossa cultura não nos incentiva a lutar, mas a chorar, a nos vitimar. Valorizamos e protegemos os fracos e, ao mesmo tempo, criticamos os ousados e


criativos. Consideramos o trabalho uma penalidade, e nosso sonho maior é sempre descansar. Mas a vida é sempre o resultado de uma luta”, explica a psicóloga. “A força de viver move todas as coisas. Estar alegre é estar acrescido de força e este acréscimo vem da superação dos obstáculos. Buscar novos desafios é intensificar a vida, aumentar sua força; em outras palavras, produzir”.
Viviane Mosé é Mestre e Doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atuou como professora na Universidade Federal do Espírito Santo, na Faculdade de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória, no Instituto de Formação em Psicanálise e na Pós-Graduação da Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro. Escreveu e apresentou o quadro “Ser ou Não Ser”, no Programa Fantástico da TV Globo, nos anos de 2005 e 2006.

A entrada é 1kg de alimento não perecível que a Fepaf e a FCA vão encaminhar para entidades assistenciais de Botucatu.