abril 24, 2010

Sessão nostalgia: que tal jogar Super Mário Bros

O jogo Super Mario Bros foi desenolvido pelo designer japonês Shigeru Miyamoto, em 1985, quando foi lançado pela Nintendo. O Game é considerado um clássico e se posiciona como um dos primeiros games de plataforma com rolagem lateral, o popular side-scrolling.

Ainda pertence ao Super Mario o recorde de mais vendido da história sendo o responsável pelo sucesso do console NES.

Segundo o manual do game, a história  mostra "um dia, o pacífico Reino dos Cogumelos foi invadido pelos Koopas, uma tribo de tartarugas famosas pelo uso de magia negra. Os pacíficos e calmos habitantes do reino foram transformados em pedra, barro e mesmo em flores pelo caminho. Assim, o Reino entrou em ruína. A única pessoa que pelo menos tenta enfreta-los é Princesa Peach, filha do rei do local. Mas infelizmente, ela está sendo mantida em cativeiro pelo rei dos koopas: Bowser que quer se casar com ela para poder virar Rei do seu reino.Sabendo disso, Um encanador chamado Mario decide que irá salvar a princesa e assim libertar todos os habitantes do reino...".

Curiosidades
O sucesso do jogo foi enorme e somente na América do Norte o jogo vendeu mais de 40 milhões de cópias. O jogo teve continuações e foram lançados Super Mario Bros. 2 (Super Mario USA, no Japão), Super Mario Bros.: The Lost Levels (originalmente Super Mario Bros. 2 no Japão, lançado como "The Lost Levels" no resto do mundo) e Super Mario Bros. 3 também para NES.

Mais tarde, em 1993, a Nintendo lançou para SNES Super Mario All Stars que era uma coletânea trazendo todos os jogos da série com melhorias gráficas consideráveis. A versão original de Super Mario Bros. para NES foi relançada em 2004 para o portátil GBA.

Super Mario Bros. também inspirou uma série de TV e um filme, e Mario se tornou o mascote oficial da Nintendo e um dos mais populares e reconhecidos personagens de videogame de todos os tempos.

Recordes
Segundo o site Speed Demos Archive (http://speeddemosarchive.com) e Twin Galaxies (www.twingallaxies.com), o recorde de velocidade em terminar o jogo passando pelos 32 níveis pertence a Andrew Gardikis, que terminou o jogo em 19 min e 57 s. O recorde de pontuação pertence ao brasileiro Wesley Souza Silva,que conseguiu marcar 1.044.952 pontos. Assumindo a possibilidade de usar os canos de teleporte, o recorde de tempo pertence a Trevor Seguin, que terminou o jogo em 5 min e 9 s.


Jogue uma versão atual do game mais famoso da história
Super Mario World Flash 2

Mais Jogos de Plataforma no Click Jogos
Setas controlam o personagem
A - Pula
S - Corre
Espaço - pausa

Com informações da Wikipédia