maio 12, 2010

Botucatu terá oficina de iluminação cênica

O dramaturgo Robert Coelho irá ministrar uma Oficina de Iluminação Cênica a partir do próximo mês, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. O curso será desenvolvido em três meses, sendo dois encontros semanais de duas horas cada, somando uma carga horária de 48 horas.
O cronograma prevê aulas teóricas e práticas, abordando a história da luz no teatro, conceitos básicos sobre a luz, linguagens cênicas, o equipamento e suas possibilidades e criação, montagem e operação de luz.
Segundo Coelho, durante o processo o aluno terá oportunidade de acompanhar e entender todas as etapas que envolvem o processo de “iluminar” um espetáculo.

Oficina será ministrada pelo dramaturgo Robert Coelho

A Secretaria de Cultura abriu um total de vinte vagas para maiores de 16 anos, que tenham interessados em teatro e, principalmente, iluminação cênica.

A intenção da Secretaria é instrumentalizar pessoas interessadas na criação, montagem e operação de iluminação cênica em Botucatu.

Segundo informação da Pasta é muito pequeno o número de profissionais aptos para a elaboração e execução de iluminação de espetáculos em Botucatu e Região, o que torna necessária a capacitação de pessoas que atendam a demanda de espetáculos locais. “A luz é um dos elementos fundamentais nas artes cênicas que dá forma ao espetáculo, assim como o figurino, o cenário e a trilha sonora. A iluminação pode criar ambientes, noções de tempo, valorizar aspectos visuais e aspectos subjetivos, como um sentimento ou um pensamento”, informa o diretor administrativo do Municipal, Tico Villela, em nota à imprensa.

Informações na bilheteria do Municipal, na Praça Coronel Moura, nº 27, informações pelo telefone: (14) 3882-9004.