maio 18, 2010

Palestra sobre fotografia abre a Semana de Museus

A programação da 8ª Semana de Museus tem início nesta terça-feira [18], com a palestra “Fotografia: erros e acertos”, ministrada por Pedro Natal, no Museu de Arte Contemporânea “Itajahy Martins”, às 19h30.
O fotógrafo abordará durante a palestra os erros mais comuns em fotografia, assim como dará dicas para fotografar em diferentes situações. Sua experiência em fotografia proporciona uma visão prática de como registrar a imagem com qualquer tipo de equipamento.

A 8ª Semana de Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura [IBRAM], de 17 à 23 de maio, no Museu de Arte Contemporânea “Itajahy Martins”. O tema escolhido para esse ano foi “Museus para a harmonia social”.

De acordo com a organizadora Cláudia Bassetto, o evento destaca o papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida.

Programação completa:
• 18 de maio - às 19h30; Palestra: “Fotografia: erros e acertos”, coordenada por Pedro Natal

• 20 de maio - às 19h30; Palestra: “O museu como fator de harmonia social”, coordenada por Amélia Piza;
Descrição: A artista e escritora Maria Amélia em sua palestra “O Museu como fator de Harmonia social”, reconhece o valor e contribuição de todos os grupos que constituem sua comunidade, cada um deles trazendo seu recorte da realidade e do sonho para tecer uma imensa colcha variada, que representará a personalidade deste povo. É o entrelaçamento harmônico que dará consciência do valor de todos e de cada um.

• 22 de maio a 12 de junho; Exposição: “Ukiyo-e: cenas do mundo flutuante”.
Abertura: 22 de maio - às 11 horas.
Descrição: Exposição de xilogravuras do acervo da Fundação Japão – São Paulo dentro das festividades programadas pela Sociedade de Cultura Japonesa de Botucatu.
Serviço - O MAC está localizado na Avenida Dom Lúcio, 755 - Centro