maio 20, 2010

Tomodati - FEstival de cultura Japonesa, começa sexta-feira

A Colônia Japonesa de Botucatu estará em festa entre os dias 21 e 29 de maio, com a realização do “Tomodati - Festival Botucatuense de Cultura Japonesa”, evento que será aberto na noite de sexta-feira (21), às 20 horas, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. 

Para o sócio-fundador da Sociedade de Cultura Japonesa de Botucatu, Minoru Sakate as atividades representam um importante momento para a troca de experiências entre as culturas japonesa e brasileira. “Nosso foco é toda a comunidade botucatuense. Além do intercâmbio cultural, as atividades também possibilitam a valorização dos hábitos e costumes orientais, como se sabe é comum a diluição da cultura nas colônias”, diz.

A importância do evento pode ser medida pelas autoridades que confirmaram participação, entre eles o cônsul geral do japão no Brasil, Kazuaki Obe; diretor geral do departamento consular Takeshi Goto e o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Kihatiro Kita. Também estão sendo aguardados representantes da Fundação Japão e da Japan International Cooperation Agency (JICA).

“A Jica auxiliou a Colonia Japonesa na ocasião em que inciamos as obras da ‘Casa dos Estudantes’ (Vila Sônia) e na manutenção do curso de japonês. Uma importante parceira para os nossos trabalhos”, ressalta Sakate.

Entre as atrações previstas para o festival consta a apresentação do “Ballet Yuba”, grupo de Mirandópolis, formado por lavradores imigrantes japoneses e descendentes, que residem na Fazenda Yuba, local onde se dedicam não apenas à agricultura, mas também a dança, teatro, pintura e canto coral.


Programação do evento
• 21/05 - Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci;
20h - Abertura.
• 22/05 - Espaço Cultural ‘Antônio Gabriel Marão’;
11h - Abertura com Cônsul Geral e Comitiva;
15h - Shinkyo Daiko (SP);
16h - Karaokê;
18h - Coral Família Yanagizawa / Projeto Yume, no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão;
19h – Encontro de Flautas com Shen Ribeiro e Zé Cláudio;
20h - Ballet Yuba.
• 23/05 - Espaço Cultural ‘Antônio Gabriel Marão’;
15h - Kaze Daiko (Botucatu);
16h - Karaokê;
18h - Dança Odori;
Projeto Yume, no Espaço cultural Antônio Gabriel Marão;
19h - Kaze Daiko (Botucatu);
20h - Grupo Yasukoi Sooran [SP] – Dança moderna;
21h - Smile Matsure Dance [SP] – Dança moderna.