junho 25, 2010

Embaralhe as informações e dificulte a captura de dados em sites de busca

Você já se perguntou quanto os motores de busca, como Google, Yahoo, Bing, entre outros, sabem de você apenas analisando os sites visitados, buscas feitas em seus formulários de busca e o rastro de preferências deixado para trás enquanto navega tranquilamente na web.

Esse rastro possibilita a identificação de preferências e a definição de um cardápio de informações pronto para ser digerido pelo marketing da web. Convertendo a espionagem subliminar e sutil em anúncios e campanhas que atingem em cheio o gosto individualizado do cidadão escondido atrás da tela do computador.

Essa estratégia de captura de dados vem sendo fortemente combatida e ganhou um forte aliado dos professores da New York University, que desenvolveram uma extensão para Firefox que embaralha as informações, adiciona palavras chaves e ainda inventa buscas aleatórias, tornando as informações confusas e complexas, dificultando assim, a identificação do usuário e protegendo dados pessoais.

O aplicativo se chama TrackMeNot (http://cs.nyu.edu/trackmenot/) e tem sido amplamente utilizado em duas versões, a convencional, com 68k e a Alpha (122k).

Se você está preocupado com o rumo que seu rastro digital pode tomar, indo parar, por exemplo, para listas de spam ou comercializados no mercado negro do marketing, essa é a solução ideal.