junho 09, 2010

Inscrições para o 24º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (MCB) abrem em julho

A 24ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, recebe inscrições de 19 de julho a 19 de agosto pelo site www.mcb.org.br.  O Concurso do Cartaz contou com 791 inscrições de todo o país e o trabalho vencedor é de autoria das designers gráfica Nadezhda Rocha e Julia Masagão, de São Paulo. A peça (imagem anexa), que tem como característica a concisão de elementos e foi desenvolvida unicamente com os numerais dois e quatro em duas cores, irá inspirar toda a identidade visual do 24º Prêmio Design MCB.

Coordenado por Rico Lins, o júri do Concurso do Cartaz, realizado no primeiro semestre, foi integrado por Chico Homem de Melo, Daniel Trench, Didiana Prata, Kiko Farkas, Mari Pini e Ruth Klotzel. Sobre o vencedor, a opinião do júri é de que “o cartaz escolhido, com sua geometria particular, elogia o fazer manual (na discreta imprecisão de suas formas), ao mesmo tempo em que referencia a sintaxe concisa e enxuta do design moderno. E é dessa dualidade que a peça retira sua força e consegue traduzir boa parte das discussões que cercam a produção contemporânea de design".                    

Foram selecionados outros 12 cartazes que farão parte da exposição 24º Prêmio Design MCB, a ser aberta no dia 23 de novembro. A designer Fernanda Belo dos Santos, de São Paulo, recebeu menção honrosa pelo seu cartaz. Na opinião do júri, as peças “representam bons exemplos de linhas de projeto e de exploração da linguagem gráfica no contexto do conjunto dos trabalhos enviados.

As designers Nadezhda Rocha e Julia Masagão foram as vencedoras do Concurso do Cartaz, que irá inspirar toda a identidade visual da premiação
A maior parte das inscrições do Concurso do Cartaz são de São Paulo (519). A seguir, Rio de Janeiro (58); Rio Grande do Sul (48); Santa Catarina (41); Minas Gerais (40); Paraná (36). Estados com números menores de inscrições: Bahia (10); Distrito Federal e Espírito Santo (8); Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará (4); Sergipe, Goiás e Pará (3); Paraíba (2).

Calendário do 24º Prêmio Design MCB

Referência no desenvolvimento do design de produto brasileiro e selo de qualidade para os designers premiados e selecionados, o Prêmio Design MCB traz embutida a própria história do design de produto no país. Mais tradicional premiação do design brasileiro, esta realização da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo é voltada para o reconhecimento do que de melhor se faz no design em nosso país.

As inscrições para a premiação iniciam a 19 de julho e encerram a 19 de agosto. A premiação acontece no dia 23 de novembro e a exposição com os produtos ficará em cartaz até 16 de janeiro de 2011.

O Prêmio Design MCB abrange todos os equipamentos para o habitat, reunidos em oito categorias para produtos e/ou objetos em produção: Mobiliário; Utensílios; Iluminação; Têxteis; Equipamentos Eletroeletrônicos; Equipamentos de Construção; Equipamentos de Transporte; Trabalhos Escritos Publicados e sua modalidade Não Publicados. Cada uma das categorias tem a modalidade Protótipo, reservada a projetos em estágio de mock-up ou de desenvolvimento.

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano  01451-000  São Paulo
Tel. 11 3032-3727   
Site: www.mcb.org.br    E-mail: 24premiodesign@mcb.org.br
Twitter.com/mcbpremiodesign 

Da Menezes Comunicação