julho 22, 2010

Botucatu consegue boas posições no Mapa Cultural Paulista 2009/2010

A jornalista e fotógrafa Aline Grego venceu a fase estadual do “Mapa Cultural Paulista”, edição 2009/2010, O anúncio aconteceu na sexta-feira (16), no espaço da Fundação Nacional de Arte (Funarte), em São Paulo.

Grego participou com três fotos que integram a exposição “Casa de Avós”, concorrendo com sessenta  trabalhos de dezoito fotógrafos de todo o Estado. A fase estadual do concurso, premiou cinco fotógrafos sem posicionamento definido. Como prêmio, ela recebeu R$1.200,00, além do troféu.

A participação da jornalista se deu na modalidade “Artes Visuais”, que contempla as categorias, artes plásticas, fotográficas e desenhos de humor. Trabalhos dos vencedores da modalidade permanecem em exposição no Espaço Funarte, até o dia 25 de julho. “Não sei como será a circulação dos trabalhos premiados, mas se não atrapalhar, em setembro, pretendo realizar  a mostra ‘Casa de Avós’, para a biblioteca do Lageado (câmpus da Unesp) e seria interessante ter as imagens premiadas nesse momento. Não farei sem elas”, antecipa.
                       Aline Grego recebendo o troféu              

O ponto interessante da solenidade realizada na sexta-feira, foi o fato da jornalista poder conversar com os jurados e descobrir os pontos que a colocaram entre as principais fotógrafas do Estado. “Consegui entender os critérios de classificação. Para mim a experiência de ir até lá  e ver o que o resto do Estado tem produzido na área, conversar com profissionais gabaritados que avaliaram o trabalho e deram dicas preciosas também foi muito importante”, cita.

Essa não foi a primeira premiação conquistada por Aline Grego. No ano passado ela conquistou a segunda colocação, na categoria “Histórico Cultural“ do concurso “Sua Foto Nosso Postal”, realizado pela Secretaria Adjunta de Turismo de Botucatu, com uma imagem do interior da Catedral Metropolitana de Botucatu. “Isso me incentiva cada vez mais, a continuar fotografando.  Minha felicidade é imensa. Graças a Deus tenho conquistado boas colocações nesses concursos”, diz.

Além da jornalista e fotógrafa Aline Grego, Botucatu também obteve ótimas posições em outras modalidades.

Na fase regional o Município conseguiu classificação em Música Instrumental, com a Banda Bambu e em dança, com  a coreografia “Dança com os Anjos”, do Grupo Arte de Rua. Em literatura a Cidade conquistou duas colocações, na categoria Conto, com a obra “O Muro”, de Vinicius Rivas Alves e na categoria Poesia, com a obra “Poema Para Amanhecer e Morrer na Cidade”, de Everton Roberto de Oliveira.

Diferente das edições anteriores, a Secretaria de Estado de Cultura, não elencou vencedores na fase estadual, classificando grupos de ganhadores para cada categoria. Os vencedores passam a integrar eventos itinerantes, como exposições e apresentações artísticas em várias cidades do Estado.

As agenda de apresentações foi batizada de “Mostra de Circulação”, com atividades durante todo o segundo semestre.

Um dos exemplos dessa itinerância é o Coral Municipal Cidade de Botucatu, que também venceu a fase regional, se posicionando entre os 12 melhores do Estado de São Paulo.

O grupo inicia uma série de apresentações, a primeira delas em Marilia, dia 06 de agosto, na solenidade de inauguração do Teatro da Cidade. “Já temos outras apresentações, seguindo a programação do próprio Mapa Cultural”, explica Cidinha Forti, participante do grupo musical.

Os grupos vencedores representam a produção cultural selecionada nas 12 regiões administrativas do Estado: Franca, São José dos Campos, Araçatuba, São Carlos, Cubatão, Botucatu, Jundiaí, Cajamar, Paraguaçu Paulista, Dracena, Boituva e Miracatu.

O objetivo do evento é mapear os artistas de cada região e divulgar seus trabalhos.

O Mapa Cultural é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado por intermédio da Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que estimula a participação de seus municípios em atividades culturais.