julho 02, 2010

Veja como é fabricada a bola Jabulani

Uma das grandes estrelas e também  alvo de muitos comentários na copa do Mundo de 2010 (África do Sul), a bola Jabulani, e o resultado de uma ampla linha de produção da Adidas.

A esfera tem apenas oito gomos em formato 3D, misturando traços africanos numa diversificação de 11 cores, onde o branco é ponto predominante.

Para o cientista Eric Berton, do Instituto de Ciências do Movimento da cidade de Marselha, França, a Jabulani é uma esfera perfeita, diferente do que ocorre com outras bolas, que possuem irregularidades para controlar os movimentos.

A perfeição na forma, entretanto não representa dinamismo em campo, já que o contato entre o pé do atleta e a esfera é menor, provocando uma trajetória com tempo mais reduzido que o normal, gerando uma queda mais longa. Como resultado, são comuns os chutes tortos, passes errados e frangos dos goleiros.

A crítica dos jogadores e reclamações dos técnicos, garantiram à Adidas, empresa responsável pela fabricação da bola, recordes de vendas e dúvidas quanto à sua fabricação.

Para desmistificar, a Adidas divulgou um vídeo promocional mostrando todas as etapas da linha de montagem. O blog O Grito Notícias teve acesso ao vídeo, que recebeu uma leve edição.

Confira como é fabricada a esfera perfeita e a bola mais comentada e criticada dos mundiais de futebol, a Jabulani.