agosto 26, 2010

Concurso de escultura em fita adesiva divulga vencedores

Um jovem paulistano de 26 anos, Arthur Vieira de Medeiros, conquistou o primeiro lugar no Concurso de Esculturas CriAção Scotch com a obra “O Velho e o Mar”, que está em exposição no MuBE junto a outras sete peças até o dia 12 de setembro. A votação popular realizada pela internet escolheu para o segundo lugar Roberto Galvão, Geninho, com sua escultura “Não deixe ela escapar”, e para terceiro lugar Alexandre Ferro com a obra “Quadro de Luz!”. Inicialmente, Arthur colocou sua escultura na av. Sumaré, na altura do metrô, em São Paulo. “Ali há uma fonte de água natural, no aparente ser apenas um buraco na calçada, e ali o Velho ficou pescando por algumas horas”, conta ele.

As outras cinco peças feitas partir de fitas adesivas transparentes: 

Colorindo o mundo melhor, de Claudia H. Stern (Porto Alegre, RS)

Sustentabilidade e sustentação pela energia Eólica, de Giane Conceição Soares (São Paulo, SP)

Encanto, de Ieda Romera da Silva (São Paulo, SP)

O Escaravelho e seus Restos, de Sabrina Zagati Travençolo (Campinas, SP)

Uma dança, de Silvia Si (Florianópolis, SC)



1º lugar - Arthur Vieira de Medeiros – Nascido em setembro de 1984, em São Paulo, estudou no Colégio Santa Cruz (1992-2002). É bacharel em Relações Internacionais (PUC-SP, 2003-2004) e Geografia (USP, 2005-2009). Desenvolveu trabalhos multidisciplinares com indígenas da etnia guarani, em São Paulo (2005-2006), pelo Núcleo de História Indígena e Indigenista, USP). Fez curso de desenho e pintura com Eduardo Lima (2006-2007) e com Rachel Magalhães (2010). Participou com seus trabalhos da exposição ExpoFAU (2007).

2º lugar - Roberto Galvão, Geninho – Mineiro de Belo Horizonte, Roberto Galvão, mora em São Paulo desde os sete anos. É apaixonado por imagens desde os três e, a partir dessa paixão, vive intensamente todas as artes visuais. A começar pelo desenho, que o introduziu ao mercado de trabalho como ilustrador aos 16 anos, Geninho mergulhou fundo nas artes visuais. Além das filmagens, pintura, gravura, fotografia e escultura fazem parte do seu dia a dia. Em 1982, teve seu primeiro contato com computação gráfica através de um out-door eletrônico instalado no centro de São Paulo. Desde então, seu amor pelas imagens eletrônicas só tem crescido. Em 1993, se reúne a Arlette Siaretta para criar a Casablanca Finish, considerada uma das maiores e mais importantes finalizadoras. Desde 1998, dirige filmes publicitários, sem abandonar seu trabalho pessoal de desenho e design eletrônico.

3º lugar - Alexandre Ferro – Arquiteto, designer, nascido em São Paulo em janeiro de 1980, fez Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1999/2003). Desenvolveu um trabalho de iniciação científica em 2003 para criar um banco de dados para pesquisas em “Arquitetura moderna paulista e a imprensa 1930-1990"; alguns estágios, entre eles no Centro de Produção e Difusão Cultural e no Korman arquitetos. Mais tarde, como arquiteto no escritório João Armentano Arquitetura, (2002/08) participou de projetos que lhe rendeu um convite como colaborador convidado da Casa Cor 2009/10 onde desenvolveu seu trabalho de designer. Em 2007, já com o “quitanda urbana” seu estúdio de arquitetura, arte e design, criou o projeto "Objetos tá ligado?", trabalho desenvolvido com luminárias. 

A escolha das oito obras foi feita em votação pelo site www.criacaoscotch.com.br, de 11 de junho a 13 de julho, a partir de 18 finalistas selecionados por um júri. A mostra tem curadoria da crítica de arte Kátia Canton. As esculturas são propostas criativas que consideram a interação com o espaço público, no conceito de intervenção urbana. Realizado também nos Estados Unidos e no México, o concurso é uma promoção cultural da 3M do Brasil, vinculada a sua consagrada marca Scotch.

www.criacaoscotch.com.br - http://twitter.com/criacaoscotch
  
Serviço:
Exposição – “Concurso de Esculturas CriAção Scotch”
Local: Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)
Rua Alemanha, 221, Jd.Europa
Entrada: gratuita
Visitação: de 26 de agosto a 12 de setembro
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 hora
Estacionamento: não tem
Informações: (11) 2594-2601 / www.mube.art.br
O MuBE tem acesso para pessoas com deficiência, restaurante e ar-condicionado
   ENQUANTO ISSO,  EM OUTROS BLOGS!