agosto 10, 2010

São Carlos sedia evento sobre a dramaturgia latino americana

No dia 27 de agosto acontecem a oficina "Lendo a Dramaturgia Latino Americana" e a apresentação da leitura dramática da peça "El Chingo" do dramaturgo venezuelano Edílio Peña. As atividades integram a programação da Semana da América Latina, promovida pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o projeto Contribuintes da Cultura.


A Oficina e a Leitura Dramática fazem parte dos eventos do projeto "Teatro e Audiovisual: Reflexões e Práticas". O grupo Teatro Kaos Cia Experimental da Cooperativa Paulista de Teatro, de São Paulo, será o responsável pelas atividades. Os eventos são abertos a todos os interessados e as inscrições estão abertas até o preenchimento das 20 vagas disponíveis.

O objetivo da Oficina é desenvolver junto aos participantes uma atividade prática de leituras e análises de alguns textos latinoamericanos. A partir disso, o público poderá compreender e praticar os mecanismos que auxiliam no entendimento do texto, na colocação da voz, desenhos e nuances das falas, que darão o tom e a dramaticidade dos textos.

Serão trabalhadas as obras escritas "Milagre no Mercado Velho", de Oswaldo Dragun; "Infiéis", de Marco Antonio de la Parra; e "A Revolta", de Santiago Serrano; dentre outros. A Oficina será ministrada por Reginaldo Nascimento, ator e diretor teatral, que fundou o Teatro Kaos há 11 anos, junto com a atriz e jornalista Amália Pereira. A atividade tem início às 9 horas.

A peça "El Chingo" foi escrita em 1991 e expõe o confronto entre dois seres que buscam, um no outro, motivações para representar personagens da realidade, no sentido de purificarem ou se redimirem de culpas e supostos pecados cometidos. A apresentação começa às 20 horas.

As atividade serão realizadas no Espaço 7, localizado na rua Sete de Setembro, 1.441, no Centro de São Carlos. Interessados devem inscrever-se pelo e-mail cultural@ufscar.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-9788.

Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos


   ENQUANTO ISSO,  EM OUTROS BLOGS!