novembro 28, 2010

Internacionalização do ensino superior em debate na FCA

No dia 26 de novembro, a partir das 9h, no anfiteatro C da central de Aulas do Lageado, acontece o evento “Aspectos da internacionalização do curso superior: flexibilidade, mobilidade e duplo diploma”.

A palestra inicial do evento é “A educação superior no século XXI. Análise do processo de internacionalização do ensino superior e os desafios para a educação no

Brasil: harmonização, acreditação, mobilidade e autonomia”, proferida pela professora Maria Teresa Miceli Kerbauy, da Unesp de Araraquara.
A partir das transformações econômicas, sociais e culturais desencadeadas pela globalização, a palestrante vai analisar o processo de internacionalização do ensino superior, fazendo referência ao Processo de Bolonha como fator importante para a discussão e reorganização do referido ensino. Segundo a professora Kerbauy, o debate pretende dar conta da centralidade da educação na sociedade informacional, onde a qualidade do conhecimento de seus cidadãos está relacionada á geração e transferência de ciência e tecnologia na produção de bens e serviços.

Na sequência, os professores João Gomes Martines Filho e Quirino Augusto de Camargo Carmelo, vão discorrer sobre a experiência de internacionalização dos programas de graduação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).


Nos últimos anos, a Esalq tem trabalhado de forma pró-ativa e efetiva para tornar-se uma escola global.  A parceria desenvolvido pela Comissão de Atividades Internacionais e a Comissão de Graduação da Esalq está obtendo ótimos resultados nesse sentido.

Na Esalq, agenda de trabalho para o futuro baseia-se no estabelecimento de uma cooperação científica estratégica com universidades e centros de pesquisas de referência internacional nas diferentes áreas do agronegócio, além do aumento da mobilidade de alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores.

O evento é uma realização da Faculdade de Ciências Agronômicas, sob a coordenação dos professores José Matheus Yalenti Perosa (vice-diretor da FCA), Cláudio Angeli Sansígolo (coordenador do curso de Engenharia Florestal) e Hélio Grassi Filho (coordenador do curso de Agronomia) com a participação da assessora pedagógica da FCA Eliana Curvelo.

Mais informações e inscrições pelo telefone 3811-7225 e pelo e-mail eliana@fca.unesp.br