novembro 26, 2010

Osvaldinho da Cuíca mostra o melhor do samba no Lageado Cultural


Sambista, ritmista, passista, cantor e compositor, Osvaldinho da Cuíca é um dos mais autênticos representantes do samba de raiz brasileiro. Esse grande mestre do samba toca no dia 1º de dezembro, quarta-feira, a partir das 20h, no auditório do Lageado, com entrada franca.
É uma oportunidade rara de ver em ação um músico que se empenha no resgate, preservação e difusão do samba. No repertório, além de composições próprias, Osvaldinho vai interpretar clássicos do samba e mostrar sua versatilidade na execução de instrumentos de percussão. Entre os integrantes do grupo que o acompanha no show de Botucatu estará outro mestre do samba: o violonista Ventura Ramirez, que por mais de três décadas tocou violão de sete cordas no grupo Demônios da Garoa.

Osvaldinho da Cuíca também participou do grupo Demônios da Garoa por quase trinta anos. Além disso, já atuou em shows, gravações e festivais acompanhando artistas como Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Adoniran Barbosa, Germano Mathias,  Nelson Cavaquinho, Cartola, Zé Keti, Clementina de Jesus, Beth Carvalho, Toquinho e Vinícius de Moraes, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Lecy Brandão, Tom Zé, entre outros.

Osvaldinho é fundador da Ala de Compositores da Escola de Samba Vai-Vai (1975) e participou ativamente da fundação de outras escolas, entre elas a Gaviões da Fiel (1974) e a Acadêmicos do Tucuruvi (1976). Com seu grupo ou acompanhando outros artistas já se apresentou em países como o Japão, Itália, França, Principado de Mônaco, Holanda e Rússia.

Desde 1997 intensifica suas pesquisas sobre a memória do samba paulista, participando do roteiro e filmagens de um documentário sobre o sambista Geraldo Filme.  Tem seis discos solo gravados, o último deles “70 anos”, que foi lançado em 2010, transita por várias vertentes do samba, desde o samba tradicional, passando pelo samba-rural, partido-alto, samba-enredo, até o samba-rock.

Os eventos do Lageado Cultural são promovidos pelas comissões de atividades culturais da Faculdade de Ciências Agronômicas, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e Instituto de Biociências.


CLIQUE AQUI e confira produtos, discos e artigos relacionados com o artista Osvaldinho da Cuíca