janeiro 04, 2011

Galaxy Tab domina as menções sobre Samsung nas mídias sociais


A MITI Inteligência divulgou um estudo inédito sobre a repercussão da Samsung nas mídias sociais, levando em consideração o comentário dos usuários a respeito de seus produtos, entre 16 e 20 de dezembro de 2010. A empresa - que é uma das três maiores empresas do ramo no mundo - é citada 700 vezes por dia, em média, segundo a plataforma postX, da MITI, que monitorou mais de 20 mil interações nas redes.

Das citações sobre a Samsung, 35% são menções sobre o Galaxy Tab, considerado o único tablet do mercado com condições de equiparar-se ao iPad. Boa parte da repercussão do termo deve-se a duas notícias sobre o equipamento, publicadas no blog TechTudo da Globo.com (17/12) e no site Folha.com (18/12).


Devido à relativa novidade do produto, a maior parte das citações do período monitorado envolvendo o tablet da Samsung foram neutras (72%), sendo apenas uma negativa e 21% delas positivas.

Na imprensa, a repercussão do Galaxy Tab diminuiu desde o lançamento do produto. Ainda assim, um mês após ser lançado o produto foi o segundo mais mencionado - ao contrário do observado nas mídias sociais -, ficando atrás apenas das câmeras fotográficas, segundo a plataforma Clipping Express, da MITI.


Outros produtos
Entre os outros produtos da Samsung, nenhum deles teve mais comentários negativos do que positivos. O termo melhor mencionado foi o Galaxy S com 48% de menções positivas e, em seguida, o termo “celular”, com 32% de comentários favoráveis.

O termo que teve mais citações negativas foi “televisão”, com 16% dos comentários. A quantidade de menções positivas foi apenas de 5% a mais que esse número. Boa parte da repercussão negativa aconteceu devido à comparação da revista Veja que elegeu o modelo de TV 3D Panasonic como a melhor do mercado.

Dois produtos que não foram mencionados negativamente nenhuma vez nesse período foram notebook e blu-ray. Praticamente todas as menções envolvendo esses termos foram relacionadas a sorteios, promoções e divulgações de lojas virtuais.

Sobre a MITI Inteligência
Com dez anos de atuação, a MITI Inteligência (miti.com.br) possui uma completa rede de monitoramento, através de plataformas de rádio e TV – Só Clipping, mídias sociais - postX e mídias online, segmento no qual é líder nacional com a plataforma Clipping Express.

Em 2010, passou também a oferecer soluções em inteligência de mercado aos seus clientes, utilizando suas bases tecnológicas para apuração, cruzamento e análise de dados. Os estudos e pesquisas desenvolvidos fornecem informações estratégicas para auxiliar as empresas na tomada de decisões institucionais e competitivas.


CONFIRA OS PREÇOS DO GALAXY TABLET