junho 24, 2011

Mascara Anonymous: A face de Guy Fawkes assusta o Brasil


Após os recentes ataques a sites ligados ao governo brasileiro, e a divulgação de dados sigilosos, uma face tem ganhado projeção no país, trata-se do rosto comum dos integrantes do grupo de crackers "Anonymous", que adotou como máscara símbolo a face de Guy Fawkes.

A máscara não é realista, segue os mesmos padrões estilizados  da  utilizada pelo personagem "Codinome V", da série de Quadrinhos "V for Vendetta" ou "V de Vingança", de Alan Moore e David Lloyd. Clássico dos anos 1980 que ganhou uma adaptação para os cinemas em 2006.

Guy Fawkes foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da pólvora", que tinha como plano assassinar o rei protestante da Inglaterra, Jaime I e os demais membros do parlamento durante uma sessão no ano de 1605. Para os conspiradores essa ação desencadearia o início de um levante católico.

Cabia a Fawkes a responsabilidade de guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento, mas a conspiração foi descoberta e Fawkes torturado e executado na forca, por traição e tentativa de assassinato.

A captura de Fawkes e os demais conspiradores é celebrada até hoje, no dia 5 de novembro, no evento conhecido como "Noite das Fogueiras" (Bonfire Night).



Guy Fawkes nasceu na cidade de Iorque, e se converteu ao Catolicismo aos dezesseis anos. Como soldado era especialista em explosivos. Por ser simpatizante dos espanhóis católicos, adotou também a versão espanhola de seu nome francês: Guido.

Nos quadrinhos a o desenhista Lloyd pretendia desenvolver um personagem com figurino simples, todo de preto, de máscara e um V na camisa. O roteirista Alan Moore decidiu relacionar o personagem, fictícios com algum acontecimento histórico de força e impacto, foi então que foi adotada a imagem folclórica do terrorista britânico Guy Fawkes

A série começou a ser publicada em preto-e-branco pela Warrior em 1981, mas a falência da editora evitou sua conclusão, oito anos mais tarde a história foi retomada e contada em cores, pela editora DC Comics.

Agora, mais de 400 anos após a "Conspiração da Pólvora", mais de 30 anos após o lançamento da Graphic Novel e quase cinco anos da adaptação cinematográfica, a máscara de Guy Fawkes, volta à mídia como símbolo do grupo de crackers Anonymous.

Saiba onde comprar a Máscara CLICANDO AQUI