junho 22, 2011

Protetor de link: como burlar páginas de cadastro que impedem download

Já faz algum tempo que blogs e sites que disponibilizam downloads adotaram uma estratégia de monetização que tem provocado o sumiço de seus seguidores, a infame página de cadastro de celular.

Essas páginas, quando oferecem a opção de download sem registro, mesmo que isso custe alguns segundos, podem até serem justificadas pelo valor de manutenção do blog ou site. Porém, de uns tempos para cá essa opção deixou de existir, em inúmeras situações acabamos impedidos de baixar o arquivo.

Existem algumas formas de burlar esse sistema, e ir direto ao link protegido pela página de cadastro. A forma mais simples é verificar se a url do link não é facilmente identificada, como no exemplo abaixo.




Nesse caso, é só apagar a parte dentro do retângulo vermelho, para ter acesso ao link original do download.

Outra forma de esconder o link junto à página de proteção é codificando o endereço de trás para frente.  Perceba no exemplo abaixo que o link do download está junto com o a página de proteção, porém escrito ao contrário. Nesse caso somos obrigados a perder certo tempo reescrevendo a url que está dentro do retângulo vermelho, da forma correta.



Outra solução para esse problema é usar o serviço Quebra Link (http://quebralink.algoritmizando.com/) o método é simples, copie todo o link da barra de endereço e cole no local indicado, em seguida clique em Opções, e escolha Apenas inverter.

Existem páginas que optaram em camuflar o link em uma codificação que apresenta letras e números aleatórios, como vemos a seguir.



O site "Quebra Link", também pode solucionar esse procedimento. Basta clicar em Opções e em seguida opte por Apenas Decodificar.

O site Desprotetor (http://www.desprotetor.com) é uma sugestão que recebi pelo Facebook, o serviço  também promete quebrar a codificação dos protetores de link. O interessante desse site é a participação no "Movimento Contra Protetores de Link".

Pode acontecer dos métodos anteriores não funcionar, isso não quer dizer que as esperanças estão perdidas. Um aplicativo portátil, o Quebra Link (http://www.baixaki.com.br/site/dwnld75582.htm) roda em Java e consegue quebrar a maioria dos protetores de link.


Seu uso é simples, basta copiar a URL do link no programa, clicar em 'Quebra link’, em seguida copie o link que foi gerado no navegador e faça seu download.