julho 05, 2011

Hemocentro de Botucatu precisa de sangues tipos A e O negativos

O Hemocentro de Botucatu, vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), precisa, com urgência, de doadores de sangue dos tipos A e O negativos. Os atuais estoques estão em níveis baixos, sendo que a unidade presta assistência a serviços presentes em mais de 30 municípios da região.

Para o sangue A negativo, o total disponibilizado pelo hospital é de 3 bolsas; enquanto que para O negativo, a quantidade é de apenas 8.
O total necessário para atender a demanda de cirurgias, procedimentos realizados pelo HCFMB e demais unidades de saúde são 40 bolsas, nos dois casos.

O horário normal de funcionamento do Hemocentro é de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 16h30. Aos sábados, das 7 às 13 horas. Doadores de todas as tipagens sanguíneas são bem vindos. O telefone para mais informações é (14) 3811-6041// 6234

Como ser doador de sangue

Os interessados em fazer doação de sangue devem se dirigir até o Hemocentro do HC de Botucatu, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e também aos sábados, das 7 às 13 horas.

A doação de sangue é voluntária e pode salvar vidas. A pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. O doador também deve manter-se alimentado e apresentar documento original de identidade, com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, é usuário de drogas injetáveis ou é portador de hepatite B, hepatite C ou Aids. Os homens podem fazer doações trimestrais e as mulheres num período de quatro em quatro meses.