agosto 12, 2011

Departamento de Enfermagem da Unesp Botucatu recepciona professora de universidade espanhola


Diante do novo cenário para aprimoramento, troca de experiências e tecnologia, o Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), deve firmar, nos próximos meses, acordo de cooperação e intercâmbio com a Universidade de Sevilha, da Espanha.

Durante visita da professora Juana Macias Seda, dia 11 de agosto, representantes do departamento e da coordenação do curso de enfermagem da FMB expuseram características do ensino desses profissionais em saúde no Brasil; sistema de graduação e pós-graduação promovidos pela FMB, além de pesquisas na área de saúde pública desenvolvidas na unidade.


Já a representante espanhola mostrou diversos aspectos de sua instituição como os acordos firmados com outras universidades brasileiras entre elas a USP (Universidade de São Paulo) e a própria Unesp. O interesse, segundo profª Juana, é de firmar compromissos para estágios e projetos de pesquisa. “A expectativa é que este convênio ajude a trabalhar e melhorar a forma de pensar e de incitar a pesquisa entre as duas faculdades”, frisou.

Coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da FMB, profª Vera Tonette Pamplona realçou a possibilidade de trocas de experiências em programas de estágios. “Para os alunos de ambas as universidades, caso esse intercâmbio seja estabelecido, haverá estágios de curta duração e também aperfeiçoamento de programas em Pós Graduação”, disse.

Para a professora Carmen Casquel Juliani, essa visita foi um passo inicial para que o departamento entre em sintonia com o processo de internacionalização vivido pela Faculdade de Medicina e a Unesp como um todo. “É fundamental ampliar laços e contatos para propiciar tanto aos alunos quando o Departamento de Enfermagem alçar novo nível de excelência”, realçou.

O departamento deve ainda firmar relações com universidades europeias para novos convênios. Ocorrem, entre os dias 19 e 24 de setembro, o 6º Congresso Ibero-Americano de Educação em Enfermagem e o 3º Encontro Latino-Americano de Enfermagem, ambos em Coimbra- Portugal. Na oportunidade, professoras da FMB se encontrarão com representantes de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha.

Sobre o curso de Enfermagem da FMB

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp oferece anualmente 30 vagas em Enfermagem e possui um dos vestibulares mais concorridos da universidade. Em 2010, a proporção de candidatos por vaga em Enfermagem teve a relação de 22,5 c/v.

O Departamento de Enfermagem da FMB tem atualmente 120 alunos nos quatro anos da graduação, além de aprimorandos, residentes, especializandos e pós-graduandos. São 28 os docentes responsáveis pela formação destes estudantes, além de professores do IB (Instituto de Biociências) e dos departamentos de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria e Saúde Pública que participam da formação básica dos futuros enfermeiros.

Pelo terceiro ano consecutivo o curso de Enfermagem foi qualificado com cinco estrelas pelo Guia do Estudante 2010, publicação de âmbito nacional da Editora Abril e que lista as melhores instituições de ensino do país. A nota coloca o nível do aprendizado como ‘excelente’.

Flávio Fogueral - Jornal da FMB