agosto 12, 2011

HCFMB promove semana com atividades de incentivo ao aleitamento materno


Anualmente, a Aliança Mundial de Aleitamento Materno propõe que todos os hospitais, maternidades, postos de saúde, bancos de leite e todos os ligados à amamentação façam em alguma semana do mês de agosto um evento propagando a ideia da alimentação da criança com o leite da mãe.

O Banco de Leite do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB) promoverá, na semana de 15 a 19 de agosto, atividades para todos os públicos, não somente para os envolvidos com saúde.

Essa divulgação tem o objetivo de multiplicar a informação de que a criança precisa somente de leite materno pelos seis primeiros meses de vida. “É muito importante que todos os colaboradores estejam informados sobre esse assunto, assim eles podem passar esse conhecimento para os familiares e amigos”, relata a médica neonatologista e atual responsável pelo Banco de Leite do HCFMB, Dra. Simone Manso Carvalho.

Todos os interessados podem participar, pois além do curso de manejo na amamentação, que terá 20 horas, haverá também a apresentação de coral,  Orquestra e também a participação do projeto de extensão  “Médicos da Alegria” e dos alunos de comunicação da Faculdade de Comunicação Arquitetura e Artes (FAAC) da Unesp de Bauru.

O curso de manejo da amamentação tem como objetivo mobilizar os profissionais de saúde para que mudem rotinas e condutas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce e colaborar na estratégia para que o HCFMB conquiste o título de Hospital amigo da Criança, do Ministério da Saúde (MS). A Comissão avaliadora do MS exige que 100% dos colaboradores da área materno-infantil estejam capacitados em cursos válidos por dois anos.

PROGRAMAÇÂO

15/08 – 10h – Apresentação musical das crianças do Centro de Convivência Infantil da Unesp.(CCI)
16/08 – 10h – Coral “Canto e Encanto” – formado por servidores FM, HC e Famesp.
17/08 – 13h30 – Evandro Navarro – apresentação musical
18/08 – 15h30 – Artistas S/A – apresentação de dança
19/08 – 14h – Luciano Lelis – voz e violão
Todas as apresentações serão no Boulevard do Hospital das Clínicas – FM Botucatu

Banco de Leite

O Banco de Leite pasteuriza semanalmente de sete a dez litros de leite materno, e distribui diariamente entre 1,200 e 2 litros para a capacidade de quinze bebês que a UTI Neonatal oferece no Hospital das Clínicas (HCFMB). Atualmente, são 20 as doadoras cadastradas, mas somente uma média de dez a treze são doadoras semanalmente. Para conseguir suprir a demanda dos internados  são necessários oito litros de leite diariamente, mas muitas vezes o estoque do HCFMB não tem nem a metade disso para oferecer às crianças.

O Banco tem como doadoras mães da cidade Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel. Essas mulheres são cadastradas e todas são orientadas como proceder na hora da ordenha. A mãe não tem gasto nenhum com essa doação, sendo que o Hospital disponibiliza todo o material necessário e ainda vai buscar o leite na casa da mãe.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa Faculdade de Medicina da Unesp Botucatu