agosto 16, 2011

Workshop reúne estudantes para vivência do curso de Medicina

Mais de 120 alunos do Ensino Médio de tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco da atuação do profissional formado pelo curso de graduação de Medicina oferecido pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Essa foi a proposta do 4º Workshop de Medicina, promovido pelo CAPS- Centro Acadêmico Pirajá da Silva-, nos dias 13 e 14 de agosto.

Entre palestras e aulas práticas, os participantes puderam conhecer áreas específicas do curso de graduação em Medicina como anatomia, patologia e parasitologia. Também receberam informações sobre primeiros socorros, exames clínicos, técnicas cirúrgicas e noções vitais básicas. Além dessas aulas práticas, os participante visitaram ainda o Museu de Anatomia, localizado no Instituto de Biociências da Unesp, também no campus de Rubião Júnior. No local, aprenderam como é formado o corpo humano e também de outros animais através de exposição de peças e espécimes.

Segundo Paulo Henrique Gregório, membro do CAPS e organizador do workshop, tanto as palestras quanto as demonstrações práticas tendo por objetivo incentivar alunos a conhecerem melhor as áreas que pretendem cursar na universidade. Além disso, o contato com já graduandos também auxilia através de relatos de vivências e experiências dentro da faculdade. “Essa mostra do que é a Medicina, do curso em si, é um artifício a mais para que o vestibulando conheça mais sobre essa área e a estrutura oferecida pela Faculdade de Medicina”, enfatizou.

Essa experiência, contudo, pode ajudar Andreza Frois, 17, na escolha da carreira. Ainda na dúvida sobre qual curso escolher, a estudante interessou-se pela oportunidade de estar em contato com um pouco da vivência cotidiana do que é ensinado pela FMB. “A medicina é uma profissão complexa e muitos vestibulandos ainda têm uma visão superficial do que realmente é o curso. Além disso, vimos que há um enorme campo de atuação de quem opta pela carreira”, disse.

Medicina é o curso mais concorrido da Unesp

Curso de graduação mais concorrido da Unesp nos últimos anos, Medicina registrou no vestibular desse ano mais de 11.600 concorrentes por 90 vagas, o que gerou relação de 118 candidatos/vaga. Em seus 48 anos de existência, a FMB já formou mais de 3.700 médicos, 1.800 especialistas em seus programas de residência, além de 1.065 mestres e 541 doutores.