março 15, 2012

Botucatu Polo Moda Conchas Lu Alckmin




A primeira dama do estado, Lu Alckmin, inaugurou na terça-feira, em Conchas o Polo Regional de Moda. A solenidade recebeu representantes de diversas prefeituras da região, inclusive a primeira dama de Botucatu, Rachel Cury, que pretende trabalhar pela implantação de uma escola de moda, no município.

Os Polos regionais oferecerão cursos de corte, costura e modelagem para os moradores das cidades  aptas a receber escolas na regional atendida pelos polos.


“Duas costureiras do município serão capacitadas para se tornarem multiplicadoras. Em seguida enviaremos o projeto para o Governo do Estado e assim que for aprovado traremos o curso para a cidade. Espero que até o meio do ano a escola já esteja funcionando”, diz Rachel.

Além da capacitação de duas costureiras de Botucatu,  o estado também fornecerá à escola quatro máquinas de costuras, entre outros itens fundamentais para a montagem de um ateliê. O equipamento pode reforçar o maquinário já existente (Criadores Solidários), ou ser implantado em nova sede. “Encontrar um local para a instalação será a próxima etapa. Estamos analisando lugares e pensando em uma sede. Não sei se integrará  a oficina já existente, vindo a somar”, finaliza.

Mudando a realidade com  o corte e costura

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, Lu Alckmin, não esteve apenas em Conchas para inaugurar Polos Regionais de moda, ela também participou de solenidade semelhante em Itapetininga.
“Contamos com três Escolas de Moda na capital e agora começamos a implantar os Polos Regionais. 

Para os moradores dessas cidades servirão de sedes de capacitação de multiplicadores dos municípios da região. No total, serão 56 unidades, sendo 28 em entidades assistenciais da capital e 28 no interior. Queremos transformar o Estado de São Paulo no maior Polo de Costura do Brasil”, explica.

Ela ainda destaca que foram escolhidas para serem polos regionais as cidades mais bem localizadas com menos de 100 mil habitantes. 

Em Conchas a solenidade contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu e primeira dama Rachel Ferronato Cury e também reuniu representantes de mais 30 municípios. O Polo Regional de Conchas atenderá as regiões de Botucatu e Avaré. 

A capacitação dos municípios teve início na última terça-feira, 12 de março, e acontecerá durante quatro segundas-feiras, das 8 às 12 horas e das 13 horas às 16h30. 

Passam por capacitação os multiplicadores dos municípios de Avaré, Laranjal, Taquarituba, Botucatu e Pereiras. Já estão inscritos para a próxima turma: Itaí e Fartura.