junho 01, 2012

Brasil sedia festival de trilhas sonoras para games

Acontece em 2012 a segunda edição do Game Music Brasil, o maior festival nacional de trilha sonora para jogos eletrônicos.

Organizado pela Conexão Cultural, empresa que atua há mais de 30 anos no segmento de entretenimento, também responsável pela produção das turnês brasileiras do concerto Video Games Live Brasil, o GMB 2012 traz oportunidades para artistas de variadas áreas, além de incentivar o desenvolvimento nacional de jogos eletrônicos.


Os participantes poderão se inscrever e concorrer nas categorias "Melhor Trilha Sonora", "Melhor Remix", "Melhor Chiptune" e "Melhor Game Indie". A categoria "Melhor Trilha Sonora" dá oportunidade aos artistas que desejam ingressar no mundo dos jogos eletrônicos.

Neste concurso, um trailer é disponibilizado aos participantes para que criem sua trilha sonora e a inscrevam no festival. Dois jogos participam, "Toren", em desenvolvimento pela "SowrdTales", e "Taikodom", pela "Hoplon".

O vencedor da categoria terá sua trilha incluída nos games, que têm previsão de lançamento ainda este ano. A categoria "Melhor Remix" é aberta para pessoas que gostam de criar releituras das trilhas sonoras de jogos já conhecidos.

Um dos principais responsáveis pela popularização das músicas dos jogos de videogames são os artistas independentes, que as regravam em versões modificadas. Nino, apoiador do festival e fundador da banda MegaDriver, uma das pioneiras do gênero no mundo, especializada na mistura de "Heavy Metal" e videogames, comenta: "O GMB 2012 é o primeiro concurso que premiará os remixers, um dos principais personagens da Game Music.

É uma grande oportunidade para os artistas demonstrarem seu talento, criando covers das músicas de seus games preferidos. É um grande incentivo à divulgação do estilo e ótima oportunidade para demonstrarmos nosso tributo aos jogos que tanto gostamos!".

A "Chipmusic", que teve sua origem em artistas que modificavam os próprios consoles para a produção de música eletrônica, é abordada na categoria "Melhor Chiptune". Para participar, o artista deve criar uma composição autoral explorando a sonoridade dos consoles clássicos de 4, 8 e 16 bits. Visando incentivar o desenvolvimento de jogos, o festival disponibiliza a modalidade "Melhor Game Indie".

Nesta categoria os concorrentes poderão inscrever jogos de autoria própria, para qualquer plataforma eletrônica, fornecendo um vídeo ilustrativo e uma versão de demonstração. As inscrições para o concurso se iniciaram no dia 14 de Maio e se estendem até 09 de setembro. O processo classificatório será por votação popular, com início em 06 de Junho.

Os dez primeiros colocados serão avaliados por uma banca de jurados que definirá o vencedor de cada categoria. A entrega da premiação será realizada na abertura do Video Games Live Brasil, na cidade de São Paulo - SP. Além do concurso, a edição 2012 traz o "Troféu GMB", que elegerá o jogo com a melhor trilha sonora. A premiação está dividida em dois segmentos, nacional e internacional, e em dois troféus, de escolha popular e críticos.

O público já pode conferir os indicados e votar no seu jogo preferido no website do festival. O Game Music Brasil 2012 conta com o apoio da MTV, ACIGAMES, PUC RJ, PUC SP, PUC RS, TECNOPUC, UNICAP PE, Universidade Positivo Curitiba, Porto Digital PE, Jogos Digitais UNICAP PE, entre outros.