junho 25, 2012

Clarear os dentes é mais fácil do que se pensa


As técnicas para deixar os dentes brancos existem desde 1860, no entanto faz apenas alguns anos que este tipo de tratamento ganhou popularidade. O motivo foi o surgimento do clareamento receitado pelo dentista, em que o paciente usa sobre os dentes um molde de plástico preenchido por um agente branqueador.

Outra novidade neste sentido são os kits caseiros que podem ser adquiridos em supermercados e farmácias, são vendidos como qualquer outro item de higiene pessoal, sem necessidade de consulta prévia ao dentista.


Mas os especialistas nesta questão avisam: estes produtos usados indiscriminadamente podem danificar o esmalte dos dentes, tornando-os mais suscetíveis às manchas e ainda podem causar lesões nas gengivas.

As manchas superficiais são o resultado do depósito de pigmentos de alimentos, tais como café, chá-mate ou preto, refrigerantes, vinho tinto, sucos com corantes e verduras, e substâncias do cigarro no esmalte dos dentes. A escovação e o uso de fio dental após as refeições ou depois de fumar evitam o problema. Caso contrário, os dentes adquirem coloração amarelada ou amarronzada, que não pode ser removida só com a higienização diária.

Nestes casos, não adianta usar os kits de clareamento das drogarias. Esse tipo de mancha pode ser eliminado facilmente, mas em uma sessão de limpeza no dentista, que fará uma espécie de polimento e poderá usar outros métodos e produtos caso a mancha seja muito resistente.

As manchas internas são o resultado da ingestão de antibiótico tetraciclina e de flúor em excesso, dentina, traumatismos, corrosão do amálgama e envelhecimento natural dos dentes provocam um escurecimento na dentina que se reflete no esmalte, deixando os dentes com manchas amareladas acinzentadas ou amarronzadas.

Para eliminá-las é necessário a aplicação de substâncias químicas, que podem ser feitas no consultório ou em casa, mas sempre com a supervisão de um dentista. Essas substâncias penetram no esmalte e quebram os pigmentos que causaram o escurecimento.

Existem ainda aquelas manchas causadas por tratamento de canal. Estas ocorrem por duas razões: extravasamento de sangue quando houve trauma e devido às próprias substâncias usadas para tratar o canal. O clareamento é feito no dentista. Ele introduz alta concentração de agentes clareadores no orifício do canal para oxidar os pigmentos presentes no dente.