agosto 27, 2012

Centro de Equoterapia fará apresentação com seus alunos


Nesta terça-feira (28), com inicio previsto para às 14h30, o Centro de Equoterapia de Botucatu, localizado no Bairro da Demétira,  estará realizando uma apresentação com os alunos participantes do Projeto Equoterapia.

A apresentação, direcionada aos  familiares e também aberto ao público, vai mostrar um pouco das habilidades adquiridas pelos alunos, como a pratica da equitação, equilíbrio, coordenação e postura. No evento também haverá uma exposição de pôster com trabalhos demonstrando o resultado do apoio educacional efetuado pelo Centro de Equoterapia de Botucatu com relação aos alunos participantes.


Cerca de 40 alunos da rede municipal do Ensino Fundamental (Cardoso de Almeida, Rafael de Moura Campos,  Jonas Alves de Araújo e Antenor Serra), e 10 alunos da Escola Especial Nair Peres  Sartori participam do projeto que é realizado uma vez por semana no Rancho São Francisco.

Sobre a  Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.

Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto estima.

Objetivos
A prática da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais:

a] deficiências físicas ou mentais causadas por:
-lesões neuro-motoras de origem encefálica ou medular;
-patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos;
-disfunções sensório-motoras.

b] necessidades especiais causadas por:
-necessidades educativas especiais;
-distúrbios:
-evolutivos;
-comportamentais;
-de aprendizagem.