agosto 30, 2012

Datas Comemorativas entre 21 e 27 de agosto


22 de Agosto: Dia do Folclore

O Saci-Pererê, a Mula-Sem-Cabeça, o Curupira, a Iara, o Caipora e a Cuca são alguns dos principais personagens do Folclore brasileiro 


Conforme consta em vários dicionários, Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração.

As principais figuras do Folclore Brasileiro são o Boitatá, ou seja uma gigantesca cobra de fogo que protege os campos; Caipora, um pequeno índio de pele escura, muito ágil que fuma um cachimbo e gosta de cachaça e é o guardião dos animais; Cuca que, segundo a lenda, é uma velha em forma de jacaré que rouba crianças desobedientes; Curupira, um anão de cabelos vermelhos e pés voltados para trás que protege as florestas; Saci-pererê; Negrinho do Pastoreio;e ainda a  Mula-sem-cabeça.


As marcas folclóricas também podem ser vistas na música (cantigas de roda, serenatas, cantos de velório, cantos de cemitério); danças e festas (quadrilha, xaxado, samba, baião, catira, Carnaval, Festa Junina, Congado); na linguagem (Adivinhações, Provérbios, Quadrinhas e Piadas); nos usos e costumes (Culinária, Vestimentas e Comportamento); brinquedos (Pipa, Boneca de Pano, Bolinha de Gude, Esconde-esconde); e ainda na arte e artesanato (utilização de matéria-prima natural como madeira, couro, pedras e sementes e métodos rudimentares de produção).

Para lembrar a data, o Folclore brasileiro é comemorado todos os anos no dia 22 de agosto.


Um revolucionário chamado Freud

Uma das teorias mais importantes de Sigmund Freud é a relação dos desejos e das condutas reprimidas com o comportamento sexual, que se origina antes da Primeira Infância, afetando a conduta posterior

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo. O tema remete imediatamente a Sigmund Freud, neurologista e psiquiatra austríaco que viveu entre 1856 e 1939. Freud, ao conceber suas ideias sobre o inconsciente, revolucionou o pensamento moderno muito além do divã do analista.

Nascido numa família judaica, em Viena, após um longo período de autoanálise, descobriu que a neurose resultava da repressão dos desejos sexuais infantis. Era, em sua concepção, o Complexo de Édipo.

Por volta do ano de 1900, Freud já havia desenvolvido a base de toda a sua teoria: a sexualidade infantil, a repressão, o inconsciente e as origens sexuais da psicopatologia. Ao encontrar resistência em determinados pacientes, Freud também desenvolveu suas técnicas de livre-associação e transferência, celebrizadas nos relatos como "Dora" e o "Homem dos Lobos".

O neurologista dividiu a vida psíquica entre Id, Ego e Super-ego, visualizando o Homem como um ser atormentado por impulsos conflitantes (a libido versus o instinto de morte). A partir deste conceito, surgiu o pessimismo de teorias aplicadas à História, à Religião e à Arte, apresentadas em seus livros "A Civilização e os Seus Descontentamentos", de 1930.

Já no final de sua vida, com o surgimento do Nazismo, foi obrigado, em 1938 a fugir com a família para Londres. Nesta época, Freud já sofria com um câncer na boca. Sua filha Anna desenvolveu um segmento próprio a partir das teorias de Freud.
O status científico da psicanálise freudiana permanece inalterado quanto às qualidades terapêuticas e nenhuma outra personalidade moderna abalou mais que Freud o mundo da psicanálise. Freud escreveu ainda: "A Psicopatologia da Vida Cotidiana"; "O Ego e o Id"; "A Interpretação dos Sonhos" e "Introdução à Psicanálise".

Datas Comemorativas

21/08
- Dia da Habitação
- Morte na Bahia de Maria Quitéria de Jesus Medeiros, primeira mulher soldado brasileira (1823)
- Publicação da primeira Geografia do Brasil, por Ayres de Casal (1817)

22/08
- Dia do Folclore
- Declaração de guerra do Brasil as potências do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial (1942)
- Dia do Religioso
- Dia do Supervisor de Educação
- Morte do ex-presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira em acidente automobilístico (1976)

23/08 
- Dia da Injustiça
- Dia do Artista
- Morte do Marechal Deodoro da Fonseca (1892

24/08
- Dia da Infância
- Dia dos Artistas
- Morte de Antônio Felipe Camarão (1648)
- Dia de São Bartolomeu
- Morte do ator João Caetano (1863)
- Posse de João Café Filho, vice-presidente da República do Brasil, após o suicídio de Getúlio Vargas (1954)
- Suicídio de Getúlio Vargas (1954)

25/08
- Chegada a São Paulo do Príncipe D. Pedro, onde proclamaria a independência do Brasil (1822)
- Dia do Exército Brasileiro
- Dia do Catequista
- Dia do Soldado
- Dia do Feirante
- Nascimento do Duque de Caxias (1803)
- Renúncia do Presidente Jânio Quadros (1961)
- Posse do deputado Ranieri Mazilli como Presidente da República (1961)

26/08
- Dia Internacional da Igualdade Feminina

27/08
- Dia do Corretor de Imóveis
- Dia do Psicólogo
- Morte do escritor Gilberto Amado (1969)