agosto 22, 2012

Datas - O Início da Segunda Guerra Mundial


A Segunda Guerra Mundial foi um grande conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de cem milhões de militares mobilizados.


Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.

Considera-se o ponto inicial da Segunda Guerra Mundial como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1º de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e do Commonwealth.

Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos EUA, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.

A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos.

20 a 25 de agosto de 1944
As tropas Aliadas chegam a Paris e, no dia 25 de agosto, as Forças Francesas Livres, com o apoio dos Aliados, entram na capital francesa. Em setembro, os Aliados chegam até a fronteira alemã; em dezembro, quase toda a França, a maior parte da Bélgica, e a parte sul dos Países Baixos são libertadas.

Datas Comemorativas - 

28/08
- Criação do Museu Paulista, com sede no Monumento do Ipiranga (1893)
- Dia da Avicultura
- Dia das Obras Pontificiais
- Dia Nacional do Voluntariado
- Dia Nacional dos Bancários
- Nascimento do poeta Hermes Fontes (1888)

29/08
- Assinatura por D. João VI da convenção em que era reconhecida a independência do Brasil (1825)
- Desmembramento do Paraná da província de São Paulo (1853)
- Dia Nacional de Combate ao Fumo
- Elevação de Curitiba a categoria de província, com a denominação de Província do Paraná, pela lei nº 704 de 19/12/1853 (1853)
- Início da construção da estrada de ferro Mauá, a primeira do Brasil (1852)
- Nascimento de Aleijadinho (1730)

30/08
- É editado o single dos Beatles, "Hey Jude" (1968)

31/08
- Criação da primeira escola para crianças abandonadas no Brasil (1740)
- Dia do Nutricionista
- Dia em que por Carta Régia, Portugal transfere o vice-reino do Estado do Brasil para o Rio de Janeiro (1767)

01/09
- Dia do Caixeiro Viajante
- Dia do Professor de Educação Física
- Publicação da lei nº 5770 que dispõe a forma e apresentação dos símbolos nacionais (1971)
- Dia do Hospital
- Início da Segunda Guerra Mundial (1939)

02/09
- Dia do Florista
- Dia do Repórter Fotográfico
- Fundação de Blumenau (SC)

03/09
- Chegada ao Brasil de D. Thereza Cristina Maria de Bourbon, noiva de D. Pedro II (1843)
- Dia da Polícia Militar
- Dia das Organizações Populares
- Dia do Biólogo
- Dia do Guarda Civil
- Expulsão dos jesuítas do Brasil e de todos os territórios portugueses (1759)