agosto 23, 2012

HCFMB anuncia melhorias no Pronto Socorro Adulto da Vila Assumpção, em Botucatu


O superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Dr. Emílio Carlos Curcelli, divulgou mudanças realizadas no Pronto Socorro Adulto “Dr. Virgínio José Lunardi”, localizado na Vila Assumpção, com a meta de garantir assistência multidisciplinar aos pacientes com qualidade, humanização, segurança, agilidade e resolutividade com melhoria contínua dos resultados.
Acompanhado da coordenadora do Escritório de Qualidade do HC, Sílvia Eduara, da secretária de Saúde, Tânia Gasparello, do prefeito João Cury e do vice-prefeito Professor Caldas, Dr. Emílio Curcelli apresentou as evoluções em uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (22), no Auditório Cyro Pires, na Prefeitura.


Foram anunciadas ações concretizadas de melhorias para reduzir o tempo de espera do atendimento aos pacientes do PSA e priorizar os atendimentos de acordo com a gravidade clínica: contratação de mais três médicos, contratação de dois profissionais de humanização – para auxiliar e monitorar o fluxo de atendimento médico priorizado e monitorar os resultados dos exames para a garantia da assistência resolutiva e ágil -, contratação de mais um enfermeiro – extensão à priorização da assistência através da Classificação de Risco aos finais de semana – e a ampliação para oito o número de consultórios.
Ainda foi destacado o Aprimoramento do Acolhimento e da Classificação de Risco. O tempo máximo de início de atendimento médico de todos os pacientes passa a ser de até 2 horas.

Todos pacientes recebidos no PSA são acolhidos com avaliação de suas necessidades e riscos. Aqueles que no acolhimento forem identificados como de risco crítico ou iminente não retornam à sala de espera – permanecendo nas dependências internas para atendimento imediato.

Já os demais pacientes aguardam no máximo até 2 horas pelo atendimento na sala de espera.

Durante a coletiva, a secretária de Saúde Tânia Gasparello anunciou que dois Postos de Saúde da rede pública estão em funcionamento, desde a última segunda-feira (20), em horário ampliado. Os postos da Cohab 1 e do Jardim Peabiru ficam abertos até às 21 horas.

Com essa ação, ambulâncias serão disponibilizadas pela Secretaria de Saúde, e os pacientes de casos de menor complexidade de atendimento, com seus consentimentos, serão encaminhados ao Posto de Saúde de origem, com contato prévio do Serviço Social, com transporte garantido em tempo imediato.

Com o intuito de humanizar o atendimento multidisciplinar aos pacientes do PSA, foi feita uma mudança de rotina. O profissional da humanização atua efetivamente na sala de espera, humanizando o atendimento, detectando situações de desconforto, dor ou mal estar dos pacientes para o acolhimento na Sala de Observação 3.
Os acompanhantes também poderão permanecer na Sala de Observação 3 junto ao paciente. Ainda foi feita a extensão das refeições para os pacientes e todos acompanhantes das três salas de observação.

A equipe multidisciplinar - limpeza, recepção, controlador de acesso, médicos, enfermeiros, equipe de enfermagem, assistente social e profissionais em geral – passaram por processo de capacitação para humanizar o atendimento e acolhimento ao usuário.
A “Espera em Casa” também já está em funcionamento, onde os pacientes que estão aguardando resultados de exames, com o consentimento médico, têm a flexibilidade de não aguardar no PSA, possibilitando o retorno posterior para a eventual complementação da consulta médica e resolução da assistência.

Ainda na área de humanização, está em andamento a padronização da “Primeira Medicação Prescrita no PSA”, onde serão oferecidas medicações como antibióticos e analgésicos no término do atendimento, para garantir o bem estar e início do tratamento dos pacientes.
Para oferecer ao paciente do Pronto Socorro uma infraestrutura confortável, segura e informativa, foram feitas a identificação e separação dos pacientes que estão aguardando consulta com aqueles que estão esperando procedimentos ou resultados dos exames, além de instalação de câmeras de segurança na sala de espera.

Vídeos ilustrativos relacionados a referência dos serviços de saúde, a importância da classificação de risco, equipe de saúde multidisciplinar especializada e procedimentos realizados no PSA serão exibidos na sala de espera, com linguagem simples e objetiva.

Serviço
Pronto Socorro Adulto “Dr. Virgínio José Lunardi”
Rua Joaquim Lyra Brandão, nº 285 - Vila Assumpção
Telefones:  (14) 3813-6199 / 3813-3971 / 3813-6346


Núcleo de Comunicação do HCFMB