agosto 21, 2012

Esclareça as dúvidas a respeito do programa de voluntários para a Copa de 2014


O Comitê Organizador Local lançou no dia 21 de agosto de 2012 o Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Aproximadamente 15 mil pessoas deverão ser selecionadas, além de cerca de 7 mil para a Copa das Confederações da FIFA, um ano antes. O FIFA.com traz uma série de perguntas e respostas sobre o assunto. Confira:

1 - O que é o Programa de Voluntários?

·    O Programa de Voluntários é uma oportunidade de milhares de pessoas do Brasil e do mundo participarem da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 através da cessão do seu tempo e da prestação de serviços ao Comitê Organizador Local.


2 - Quantos voluntários participarão da Copa das Confederações da FIFA? E da Copa do Mundo da FIFA?

·    Trabalhando nas ações diretamente ligadas ao evento e aos estádios, serão aproximadamente 7 mil voluntários na Copa das Confederações da FIFA e 15 mil na Copa do Mundo da FIFA.

3 - Qual a idade mínima para ser voluntário nos eventos?

·    É necessário ter pelo menos 18 anos, completados antes do início do evento, para poder ser voluntário. Não existe limite máximo de idade.

4 - Como fazer para ser voluntário?

·   Para participar é necessário fazer a inscrição via internet, participar do processo seletivo e acompanhar as notícias que serão divulgadas no site FIFA.com.

5 - Posso ser voluntário caso possua alguma deficiência?

·    Sim, o COL está dedicado a garantir que todos tenham igual acesso ao Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA, à Copa das Confederações da FIFA e aos eventos associados.

6 - Quero enviar meu CV para ser aproveitado. Como faço isso?

·   Não adianta mandar currículos, pois as inscrições somente serão aceitas se foram realizadas online.

7 -Quais os Programas de Voluntários existentes?

·    O Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA, da Copa das Confederações da FIFA e dos eventos associados é único e de responsabilidade do Comitê Organizador Local. Há, no entanto, o programa de voluntários desenvolvido pelo Governo Federal e pelas sedes, que irá selecionar candidatos para atendimento a turistas, FIFA Fan Fests e outras áreas ligadas às cidades.

8 - Como será o processo seletivo?

·   O processo será composto por diversas fases (algumas presenciais e outras online), sendo a presença e aprovação em todas obrigatória:
-   Inscrição no site;
-   Treinamento Geral;
-   Entrevistas;
-   Entrevistas específicas;
-   Treinamento específico.

9 - Como acompanharei o processo de andamento do Programa ao longo do tempo?

·     Todas as informações são disponibilizadas no site FIFA.com e, além disso, informações serão disponibilizadas na página de cadastro de cada voluntário.

10 - O que o Comitê Organizador irá fazer com minhas informações?

·      Suas informações serão mantidas confidenciais e sob a responsabilidade do Comitê. É importante mencionar, no entanto, que serão realizadas verificações de antecedentes criminais em todos os candidatos.

11 - Eu poderei escolher em que área atuar?

·    Os candidatos poderão informar suas áreas de preferência, porém, durante o processo de seleção, o perfil individual será verificado, assim como as habilidades de cada um. É importante que todos saibam que cada vaga requer conhecimentos, habilidades e uma determinada disponibilidade de tempo e, para a oferta de oportunidades, tais informações serão cruzadas para atingirmos o melhor resultado possível.

12 - O que eu vou receber por trabalhar na Copa do Mundo da FIFA, na Copa das Confederações da FIFA e nos seus eventos auxiliares?

·     O trabalho voluntário é por natureza um trabalho sem remuneração. Por conta disso, não haverá pagamento de nenhum tipo de salário ou ajuda de custo para hospedagem. Porém, visando não gerar ônus, o COL e a FIFA irão fornecer os uniformes, um auxílio para o deslocamento até o local de trabalho (dentro da sede) e alimentação durante o período em que estiver atuando como voluntário.

13 - Qual a duração do turno diário de trabalho voluntário?

·     O turno diário de trabalho voluntário durará até 10 horas.

14 - Por quanto tempo preciso estar disponível para o evento?

·    É necessário ter disponibilidade de pelo menos 20 dias corridos na época dos eventos.

15 - Existe alguma diferença entre os tipos de voluntários?

·     Existem algumas funções que possuem requisitos muito específicos e, por isso, necessitam de conhecimentos e habilidades específicas. Isso leva à criação de uma organização baseada em Especialistas e Generalistas:
·     Os especialistas atendem a áreas como imprensa, departamento médico, serviços de idioma, etc.;
·     Os generalistas atendem a todas as outras áreas de trabalho e têm foco no atendimento ao público em geral.

16 - Eu não moro em nenhuma das sedes da Copa do Mundo da FIFA. Como faço para participar?

·     A inscrição online pode ser feita de qualquer local, mas é importante que as pessoas saibam que terão de estar disponíveis para o trabalho no período determinado e na cidade na qual forem alocados/escolherem, sabendo que o COL não proverá nenhum tipo de auxílio para a hospedagem.

17 - Como posso entrar em contato com o Programa de Voluntários?

·      Através do e-mail voluntarios@brasil2014.com.br

18 - Os voluntários poderão assistir aos jogos?

·      Não serão disponibilizados assentos para os voluntários. Alguns poderão estar trabalhando nas arquibancadas ou em áreas com visibilidade para o campo, mas é importante saber que estarão trabalhando e, por isso, não deverão ter tempo para assistir aos jogos. Nos intervalos do seu horário de trabalho, no entanto, poderão ir ao Centro de Voluntários, onde poderão assistir por alguns momentos a alguma partida que esteja sendo transmitida.

19 - Para ser voluntário na Copa do Mundo da FIFA 2014 é obrigatório saber o inglês corretamente?

·    Nem todas as posições necessitam o domínio de outros idiomas. Porém, em algumas funções, este é um fator determinante para seleção.

20 - Estou morando no exterior, como faço para participar?

·    Cadastre-se normalmente no site FIFA.com. Antes de ser iniciado o processo seletivo, informações específicas serão fornecidas sobre como será o contato com os candidatos que são estrangeiros ou que são brasileiros e moram no exterior. A responsabilidade de obtenção de vistos é de inteira responsabilidade do candidato.

21 – Até quando estarão abertas as inscrições?

.      O número de inscrições será avaliado após o período de 15 dias, podendo ser encerradas ou prorrogadas.