agosto 16, 2012

Ruas de Botucatu já podem ser visualizadas no Google Maps


“Pessoal, Botucatu esta no Street View do Google maps, para ver se você saiu na foto ou não, faça uma busca do seu endereço no maps.google.com.br, arrasta o homenzinho laranja para a rua e veja o resultado. Muito legal”, Com essa frase no Facebook, o professor de Multimidia na Faculdade Veris, André Luis Alvarenga, alertou seus conterrâneos botucatuenses sobre o acréscimo da cidade no sistema de visualização de fotos das ruas do município Google Street View (www.maps.google.com.br).

“Acompanho vários portais de notícia, nacionais e internacionais, na terça feira uma matéria me chamou a atenção, a de que o Google Street View estaria disponível para mais 77 cidades do Brasil, como me lembro de ter visto o carro rodando Botucatu fiz uma busca para ver se a cidade já estava disponível e encontrei a funcionalidade”, explica o professor.


Quem navegar pelo site perceberá que algumas ruas e endereços ainda estão confusos, gerando dificuldade na localização, porém, a experiência de Alvarenga foi bastante positiva.

“Meu primeiro teste foi verificar o meu endereço em Botucatu para ver se encontrava algum conhecido na foto. Depois fiz uma navegação pelas ruas próximas, achei o sistema bem fácil e amigável, a velocidade de atualização fica por conta da velocidade do link da internet”, explica.

Para o professor o sistema é fantástico, principalmente para aqueles que não residem nos municípios atendidos pelo Google Street View, porém precisam se localizar na cidade e se locomover de um ponto a outro.

“Hoje com os smartphones se popularizando e trazendo integrados recursos de GPS utilizar os mapas do Google é uma excelente opção devido à qualidade das imagens e relativa confiabilidade dos dados fornecidos. Utilizo com frequência quando viajo e aqui em Campinas onde também há a opção de verificar o transito em tempo real faço uso constante”, diz.

O especialista em multimídia cita que o sistema Street View é útil para obter dados extras como o comercio nas adjacências e até mesmo a fachada dos estabelecimentos, “Isso poupa tempo. Outras facilidades são recursos de terceiros que calculam o valor do pedágio ao longo da rota como o Mapeia.com.br, possibilidade de ver câmeras em tempo real quando disponíveis”, recomenda.

Captação - As imagens que estão à disposição  no site foram captadas em agosto de 2011, por um veículo GM Captiva, especialmente adaptado pela empresa Google.

Além de Botucatu, outras cidades também foram fotografadas, entre elas: Agudos, Araçatuba, Bauru, Itatinga, Marília, Piraju e São Manuel.

A liberação plena das imagens ocorreu para 77 municípios do Estado de São Paulo.

Serviço - O Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários vejam partes de regiões do mundo ao nível do chão. Quando foi lançado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil.

Em áreas de pedestres, ruas estreitas e outros lugares que não podem ser acessados por carros são usadas as Google Bikes (bicicletas adaptadas com sistema de filmagem). As imagens podem ser navegadas usando tanto o mouse e também o teclado.

Com esses dispositivos as fotos podem ser observadas em diferentes tamanhos, a partir de qualquer direção e de diversos ângulos. As linhas que surgem na rua que está sendo exibida indicam a direção seguida pelo carro com a câmera do street view.